[weglot_switcher]

MB Way, Bancomat e Bizum fazem parceria “para interoperabilidade”

Madalena Cascais Tomé, CEO do Grupo SIBS,  diz que “com este acordo, estamos a dar um passo importante para alcançar a interoperabilidade entre o MB Way e as principais soluções de pagamento móvel europeias”.
DR
14 Dezembro 2023, 12h12

As principais soluções europeias de pagamentos móveis MB Way, Bancomat Pay e Bizum estabeleceram uma parceria “para interoperabilidade”.

Este acordo pretende permitir que os utilizadores façam pagamentos instantâneos simples, convenientes e seguros utilizando o seu telemóvel entre os três países.

“A SIBS (Portugal), o Bancomat (Itália) e a Bizum (Espanha), empresas de serviços de pagamentos móveis líderes nos seus países, assinaram uma Carta de Intenções para implementar a interoperabilidade entre elas”, lê-se no comunicado.

Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de um mercado de pagamentos pan-europeu sólido e robusto, “esta parceria visa permitir a interoperabilidade entre as soluções de pagamento existentes, tirando partido das normas de pagamento instantâneo SEPA e das melhores soluções de pagamentos móveis existentes”.

“O objetivo deste acordo é interligar as três principais soluções de pagamentos em que os utilizadores confiam em cada um destes países, deixando a porta aberta ao envolvimento de outras soluções de pagamento europeias em fases posteriores desta iniciativa”, acrescenta a SIBS.

Madalena Cascais Tomé, CEO do Grupo SIBS,  diz que “com este acordo, estamos a dar um passo importante para alcançar a interoperabilidade entre o MB Way e as principais soluções de pagamento móvel europeias”.

“Esta parceria vai permitir aos nossos utilizadores em Portugal enviar e receber dinheiro instantaneamente de/para um número de telemóvel espanhol ou italiano, de forma cómoda e segura” diz a CEO da SIBS que acredita que “a interoperabilidade entre as soluções europeias de pagamentos móveis desbloqueia o potencial dos pagamentos imediatos na SEPA e estabelece as bases para pagamentos pan-europeus verdadeiramente eficientes e inovadores”.

“O MB Way, o BANCOMAT Pay® e a BIZUM disponibilizam pagamentos Person-to-Person (P2P) e Person-to-Business (P2B)”, e estas três soluções são já utilizadas por 42,7 milhões de pessoas, que efetuaram 1,47 mil milhões de pagamentos em 2023, nos três países, segundo dados da SIBS.

“Com o objetivo de desenvolver a interoperabilidade P2P em 2024, este acordo define os princípios de cooperação entre o MB Way, o BANCOMAT Pay® e a BIZUM como um primeiro passo a ser seguido por outros métodos de pagamento no futuro”, acrescenta o comunicado.

Oscar Occhipinti, CMO do Bancomat S.p.A. considera que “graças a este acordo” a instituição italiana “dá mais um passo em direção à interoperabilidade europeia, ao permitir que os clientes italianos efetuem pagamentos person-to-person entre clientes espanhóis e portugueses”.

“Acreditamos que este é o caminho certo para criar uma verdadeira rede alternativa pan-europeia, aumentando as transações e a utilização do SCT-INST”, conclui.

Já para Ángel Nigorra, CEO da Bizum, “a aceitação generalizada dos métodos de pagamento digitais pelos utilizadores é um fenómeno inquestionável”.

Um exemplo disso é a Bizum em Espanha, com mais de 25 milhões de utilizadores, onde “fazer um bizum” se tornou parte da linguagem quotidiana dos cidadãos.

“Com este acordo, a Bizum pretende criar uma solução que responda a todas as necessidades de pagamento dos cidadãos europeus, independentemente do seu país de origem, para a qual a interoperabilidade entre mercados é essencial. Esperamos que este seja apenas o primeiro passo para que os utilizadores possam dispor de um método de pagamento móvel simples, cómodo, seguro e universal para as suas transações quotidianas”, refere Nigorra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.