As encomendas industriais na Alemanha continuam a desiludir, mantendo-se abaixo dos valores considerados normais para a época e renovando sinais de fraqueza na maior economia do bloco euro. O indicador industrial subiu 0,3% em cadeia em novembro, abaixo da projeção de 1,0%, o que não deixa margem para grande otimismo para os números divulgados esta terça-feira sobre a produção das fábricas alemãs.
O avanço da produção industrial interrompeu cinco meses consecutivos de recuos, mas com detalhes que continuam a levantar preocupações quanto à evolução da maior economia da zona euro. Excluindo as grandes encomendas, definidas como de 50 milhões de euros ou mais, o indicador caiu 0,6%, mostrando as dificuldades do sector secundário germânico.
Foi o terceiro mês seguido em que este subíndice caiu, o que não deixa antever grandes alterações no início de 2024, projeta a Pantheon Macro.
Olhando por cliente, as encomendas domésticas avançaram 1,4%, enquanto as vindas do exterior caíram 0,4%, numa altura em que a procura externa a afetar a economia alemã mostra claros sinais de fraqueza.
Perante estes dados, que saíram na véspera da divulgação da produção industrial de novembro, o think-tank britânico não antecipa avanços no indicador. Pelo contrário, o output industrial deve continuar a cair, apontando a Pantheon a um recuo de 0,5%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com