[weglot_switcher]

Caso BES: Ricardo Salgado julgado a 28 de maio

O antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES) irá responder em tribunal por 65 crimes de corrupção, associação criminosa, burla, branqueamento de capitais, falsificação de documento, infidelidade e manipulação de mercado.
Manuel de Almeida/Lusa
16 Janeiro 2024, 12h09

Ricardo Salgado vai ser julgado pela queda do Banco Espírito Santo (BES) a 28 de maio e irá responder em tribunal por 65 crimes de corrupção, associação criminosa, burla, branqueamento de capitais, falsificação de documento, infidelidade e manipulação de mercado.

Além do antigo presidente do BES outros 19 arguidos vão também ser julgados. O início do julgamento foi decidido uma semana depois do Tribunal da Relação de Lisboa ter rejeitado o pedido de escusa de uma das juízas do caso que tinha pedido o afastamento por ter 560 ações do BES.

A decisão instrutória ocorre nove anos depois da queda do BES e três anos depois da acusação do DCIAP (Departamento Central de Investigação e Ação Penal) que defende a tese que Ricardo Salgado foi o arquiteto de um plano deliberado (que começou em 2009) para esconder a falência do Grupo Espírito Santo. O julgamento, esse, deve começar já no próximo ano.

O ex-banqueiro vai a julgamento nos “exatos termos da acusação” deduzida há três anos pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal do Ministério Público.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.