O indicador que sintetiza a confiança dos consumidores franceses situou-se em 91 em janeiro de 2024, uma subida de dois pontos face ao mês anterior de dezembro, no entanto, continua abaixo da sua média de longo prazo (100), revelam os dados divulgados esta sexta-feira, 26 de janeiro, pelo INSEE – Instituto Nacional de Estatística e Estudos Económicos de França.
A queda da inflação ajudou a melhorar a confiança e as famílias estão agora menos preocupadas. Nem mesmo a queda de 1% no número de empresas criadas em França e os riscos que possa representar para o emprego belisca a positividade revelada no primeiro mês de 2024.
O INSEE revelou também hoje que em 2023 foram criadas 1,051 milhões de empresas em França, cerca de 10 mil a menos do que durante o ano recorde de 2022.
Segundo os dados do INSEE, em janeiro, a percentagem dos que franceses que antecipam uma aceleração dos preços nos próximos 12 meses diminuiu. O saldo relativo à inflação futura cai 5 pontos e permanece abaixo da sua média de longo prazo.
Também as famílias que consideram que os preços aumentaram significativamente nos últimos 12 meses estão a diminuir: o saldo de opinião associado perdeu 2 pontos, mantendo-se bem acima da sua média de longo prazo.
A percentagem de famílias que consideram que o nível de vida em França melhorou nos últimos 12 meses também está a aumentar (+2 pontos), referem os dados. Também aumentou o número daqueles que acreditam que o padrão de vida em França irá melhorar nos próximos 12 meses (+6 pontos).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com