Quem tem dinheiro na conta à ordem ou em depósitos a prazo a render quase nada, está a perder dinheiro. Temos no mercado depósitos a prazo com taxas de juro brutas que superam os 4%. Tendo em conta as previsões para 2024, há depósitos com rendimento acima da inflação.
Ter o dinheiro numa conta à ordem será sempre uma má decisão, pois estará a perder o seu valor. Será mais interessante analisar o mercado e ponderar fazer um depósito a prazo.
Porém, alertamos para o facto de os depósitos a prazo não serem todos iguais. Há que saber escolher, procurando sempre ganhar mais dinheiro com o seu dinheiro.
Depósitos que pagam acima dos 4%
Alguns bancos portugueses estão já a pagar juros de 4%. Assim, quem tem dinheiro à ordem ou a prazo a render muito pouco, deve colocá-lo num depósito a prazo que renda pelo menos 4%.
Pesquise o mercado, deixamos-lhe aqui alguns exemplos que encontrámos:
Caso 1 – Banco A
TANB: 4,25% e TANL: 3,0600%
Novos clientes (um único titular e beneficiário),
Duração de 3 meses, não é renovável,
Movimentação antecipada é possível na totalidade, sem penalização de juros.
Mínimo de 5.000 euros e máx. de 50.000 euros
Não permite reforços
Caso 2 – Banco B
TANB: 4% e TANL: 2,88%
Depósito Novos Clientes particulares
Duração de 3 meses, não renovável
São permitidas mobilizações antecipadas a qualquer momento, parciais ou totais, com penalização total de juros. A mobilização antecipada do depósito implica a penalização total de juros sobre o capital mobilizado.
Mínimo de constituição: 2.500 euros Máximo de constituição: 75.000 euros
Não permite reforços
Atenção ao prazo: 3 ou 6 meses
Muitos dos depósitos a prazo com juros mais elevados têm prazos muito curtos, normalmente, apenas 3 ou 6 meses. Passado esse tempo, a taxa de juro reduz-se ou regressa a zero.
Porém, depois do prazo decorrido, será possível aplicar esse dinheiro com os juros num outro depósito a prazo que renda igualmente mais 3,5%.
Aproveite os juros antes que desçam
Dentro de algum tempo as taxas de juro máximas dos bancos vão começar a baixar, já que as taxas do BCE deverão, também, começar a descer. Aproveite, pois, esta oportunidade para fazer render o seu dinheiro.
Informe-se connosco. A DECO trabalha para si e consigo há quase 50 anos!
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com