A Comissão Europeia prevê que Portugal seja um dos cinco países da zona euro cujo PIB vai ser mais impactado pelas verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com aumentos mais significativos face ao conjunto da UE.
Numa publicação no “X” (antigo Twitter), António Costa enaltece o facto de, de acordo com estas estimativas de Bruxelas, o PIB português possa aumentar estruturalmente entre 2% a 3,5%, o que compara com o aumento entre 0,5% e 1,4% no conjunto da UE.
“Confirma-se que o PRR nos permitirá reforçar a convergência com países mais desenvolvidos”, assinalou o primeiro-ministro.
A @EU_Commission prevê que o #PRR aumente estruturalmente o nosso PIB entre 2% e 3,5%. Compara com aumento entre 0,5% e 1,4% no conjunto da #UE. Confirma-se que o PRR nos permitirá reforçar a convergência com países mais desenvolvidos. pic.twitter.com/CwvJpZDjAo
— António Costa (@antoniocostapm) February 22, 2024
Destaca o chefe de Governo que o PRR português “está mesmo entre os cinco que mais aumentam o PIB dos respetivos países” e Portugal “é, entre estes países, aquele em que o montante do PRR tem menor valor em % do PIB”.
O PRR é um programa de reformas e investimentos destinados com um período de execução até 2026 e assente em três dimensões: resiliência, transição climática e transição digital. Inicialmente, foi atribuído um valor de 16,6 mil milhões de euros, sendo que depois de uma revisão, esse montante passou para 22,2 mil milhões de euros.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com