Foi ontem apresentado, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o Plano Nacional de Saúde 2030 (PNS2030) que, segundo Rita Sá Machado, Diretora-Geral da Saúde, “tem, obrigatoriamente, de olhar e propor estratégias de reforço dos sistemas de saúde, de investimento para alcançar a cobertura universal de saúde, e de cuidados centrados nas pessoas”.
Durante o evento foram salientados alguns pontos importantes apresentados no PNS2030, nomeadamente a promoção do acesso equitativo aos cuidados de saúde, a redução das desigualdades em saúde, a prevenção de doenças e a proteção das populações vulneráveis.
“Um Plano Nacional de Saúde deve consistir em dois planos: um propõe os horizontes que queremos alcançar enquanto sociedade; e outro propõe o caminho para chegar lá”, refere Margarida Tavares, Secretária de Estado da Promoção da Saúde.
A apresentação decorreu na Fundação Aga Khan – Centro Ismaili de Lisboa, e contou com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que sublinhou que tem de existir “um compromisso do país: combater as desigualdades, promover o crescimento económico, mas também políticas inclusivas para os que chegam a Portugal”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com