O Catar anunciou este domingo que vai expandir aquele que é o maior campo de gás natural do mundo, tendo em vista um aumento da produção anual em mais 16 milhões de toneladas até 2030, de acordo com o ‘el Economista’.
O investimento no projeto “North West Field”, que se segue a outros já anunciados por Doha, prevê o aumento da produção de gás no Campo Oriental de 77 milhões de toneladas por ano para 110 milhões de toneladas em 2026, além de um aumento subsequente para 126 milhões de toneladas no ano seguinte.
A meta é o aumento de 85% da produção atual para 142 milhões de toneladas em 2030, o que corresponde a cerca de 65 milhões de toneladas extra anualmente.
De acordo com o ministro da Energia do Catar e diretor-executivo da QatarEnergy, a empresa nacional de energia, Saad Al Kaab, a secção ocidental do Campo Norte que, segundo a petrolífera estatal, tem cerca de 10% das reservas mundiais conhecidas de gás natural, terá “uma capacidade de produção de 16 milhões de toneladas por ano”.
Estes resultados “são de grande importância” e têm “dimensões positivas que levarão o sector do gás do Catar a novos horizontes”, analisou o governante.
No início de outubro, o Emir do Qatar, Tamim Al Thani, anunciou o início da expansão do Campo Norte, que deverá aumentar a produção em 33 milhões de toneladas por ano em três anos, como parte da estratégia do país para reforçar a sua posição como produtor mundial de gás natural liquefeito (GNL).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com