O governo britânico vai terminar com as pressões para subir o salário mínimo, depois deste ano o salário ter aumentado quase 10%, segundo a “Reuters”. Estes aumentos têm como objetivo diminuir a diferença entre os baixos e os altos salários.
O departamento de Negócios e Comércio revelou, na quarta-feira, que esta decisão atendia a um compromisso político do partido Conservador do primeiro-ministro Rishi Sunak, e que em 2025 o salário mínimo deverá aumentar de acordo com os rendimentos médios.
Atualmente um trabalhador de 21 anos ou mais vai ter o seu salário mínimo aumentado para os 14,45 dólares por hora, sendo um dos mais elevados entre as economias.
O painel de especialistas que aconselha o governo sobre o aumento dos salários, Low Pay Commission, afirmou que em 2025 o aumento necessário será de 3,9%, para 15,02 dólares por hora.
A Grã-Bretanha implementou o salário mínimo há 25 anos, com o intuito de resolver a desigualdade salarial. Atualmente, e com as pressões da inflação, que fizeram com que o salário aumentasse, muitos empregadores afirmam ter dificuldade em contratar pessoas face aos aumentos dos salários.
O Banco de Inglaterra está a acompanhar o crescimento salarial ao mesmo tempo que avalia se as pressões inflacionistas estão a diminuir o suficiente para que se possam reduzir as taxas de juro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com