Sporting e Benfica voltam a defrontar-se este sábado, cinco dias depois do segundo jogo da meia final da Taça de Portugal que colocou frente-a-frente os rivais da 2ª circular. A partida é válida para a 28ª jornada da Liga e pode ser decisiva, pelo que importa perceber o valor de mercado dos plantéis das equipas, assim como a sua variação desde o início da época.
Os ‘leões’ eliminaram os encarnados com o empate a duas bolas no Estádio da Luz (após vitória em Alvalade, por 2-1) e, na Liga Portuguesa, o cenário também é favorável ao Sporting. O conjunto de Alvalade tem 68 pontos (com menos um jogo que o rival), ao passo que o Benfica segue com 67 pontos conquistados.
Ora, se olharmos aos valores de plantel atribuídos pelo site Transfermarkt, que se especializa neste tema, a história é consideravelmente diferente.
Os dois rivais apresentam os planteis mais valiosos do futebol português, sendo que é o Benfica que toma a liderança. Os 24 jogadores do conjunto da Luz reúnem um valor de mercado na ordem de 360,75 milhões de euros, o que corresponde a um valor médio ligeiramente acima dos 15 milhões por jogador.
Nesse sentido, o plantel orientado por Roger Schmidt valorizou 1,3% desde o início da temporada (avaliação de 356 milhões no dia 1 de agosto de 2023), de acordo com os dados do mesmo portal.
Os passes de João Neves e António Silva estão avaliados em 45 milhões de euros cada e são estes os jogadores mais bem “cotados”, por esta altura, na equipa do Benfica. De resto, os jovens portugueses dividem (com outros três jogadores) a terceira posição no que diz respeito aos jogadores mais valiosos que jogam fora das ‘big 5’, as cinco grandes ligas do futebol europeu. Uma lista que é liderada… por um jogador do Sporting.
Virando a bússola para os verde-e-brancos, olhe-se primeiro ao valor de plantel, que por esta altura está nos 329,3 milhões de euros, com um total de 26 jogadores. Significa isto que o valor médio por jogador ascende a 12,67 milhões de euros.
Em causa está uma valorização de 43,2% do plantel (229,90 milhões a 1 de agosto de 2023), que permitiu ultrapassar o FC Porto (cujo plantel está agora nos 283,6 milhões) e saltar para a segunda posição neste indicador.
Para um aumento tão acentuado, muito contribuiu a subida no valor de mercado daquele que é hoje o jogador mais valioso do Sporting. É o caso de Viktor Gyökeres. Contratado em julho, valia naquela altura 13 milhões de euros, mas as exibições de leão ao peito já lhe valeram um disparo até aos 55 milhões de euros. Trata-se, por isso, do atleta mais valioso fora dos cinco grandes campeonatos do futebol europeu, ainda que divida a liderança com Endrick, do Palmeiras, que atua no Brasil.
Nos quadros leoninos, seguem-se os defesas Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande, ambos avaliados em 40 milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com