O lucro do JPMorgan Chase aumentou 6% no primeiro trimestre, embora as suas ações tenham caído depois de a previsão do banco, para as receitas provenientes do pagamentos de juros, ter ficado abaixo das expectativas dos analistas.
O banco norte-americano obteve um lucro de 13,42 mil milhões de dólares (12,62 mil milhões de euros), ou seja, 4,44 dólares por ação. Os resultados do JPMorgan foram afetados por um custo one-off de 725 milhões de dólares a favor da Federal Deposit Insurance Corporation.
Embora as receitas da banca de investimento se tenham mantido praticamente estáveis, o banco registou um aumento da atividade. No crédito de consumo, os lucros aumentaram 6%, enquanto o banco reservou menos dinheiro para cobrir empréstimos potencialmente incobráveis.
Os juros elevados ajudaram o banco a aumentar a receita da margem financeira, ou a diferença entre o que os bancos ganham com os empréstimos e o que pagam pelos depósitos.
O maior banco dos EUA em activos também acrescentou milhares de milhões de dólares de empréstimos ao seu balanço, depois de adquirir o falido First Republic Bank em maio do ano passado, aumentando ainda mais as suas receitas de juros.
No entanto, os bancos estão a ter em conta a possibilidade de cortes nas taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA ainda este ano, revela a Reuters.
O Presidente do Conselho de Administração, Jamie Dimon, mantém o seu tom cauteloso, apesar do crescente otimismo nos últimos meses quanto a uma aterragem suave da economia. Avisou ainda que a inflação e os riscos geopolíticos podem ter impacto nas operações do banco no futuro.
“Muitos indicadores económicos continuam a ser favoráveis. No entanto, olhando para o futuro, continuamos atentos a uma série de forças incertas significativas”, afirmou num comunicado.
A maioria dos indicadores da atividade do JPMorgan foram sólidos nos primeiros três meses do ano.
Segundo a Reuters, o banco espera que a margem financeira para o ano inteiro, excluindo o trading, seja de 89 mil milhões de dólares, dependendo das flutuações do mercado. Este valor é superior a uma estimativa anterior de 88 mil milhões de dólares, mas inferior aos 90,68 mil milhões de dólares que os analistas esperavam, avança.
O JP Morgan cai na bolsa 4,45%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com