As novas regras devem ser aprovadas pelos eurodeputados esta terça-feira após um longo processo negocial. Portugal parte numa posição mais favorável para aplicar reformas pedidas por Bruxelas, argumenta a conegociadora da legislação e eurodeputada socialista Margarida Marques.
As alterações às regras orçamentais europeias estão definidas e o processo entra agora na fase final, com a aprovação do Parlamento Europeu. Há agora mais flexibilidade na trajetória de redução da dívida de cada Estado-membro, referenciais que serão apresentados por Bruxelas em junho.
O Governo apenas vai tratar da descida do imposto sobre as empresas depois de fechar todo o dossier do IRS, nomeadamente o novo IRS Jovem e a isenção sobre os prémios de desempenho, garantiu ao JE o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
A procura superou em 1,35 vezes a oferta de obrigações a três anos lançada pela Benfica SAD, já que foi além dos 67,57 milhões de euros. Luís Mendes, administrador da SAD, garante que o “o Benfica está confortável em termos financeiros”.
A AIP, em parceria com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), querem reforçar a cooperação bilateral. Marcelo Rebelo de Sousa e o seu homólogo moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, estarão presentes na assinatura de um protocolo bilateral.
Do Largo do Rato à Rua de São Caetano, PS e AD surpreenderam na noite em que ficaram fechadas as listas para as eleições europeias. Uma antiga ministra que muitos apontaram como preferida à corrida a Lisboa e um jovem comentador da SIC/Expresso vão liderar a corrida a Estrasburgo.
Em entrevista, Mohamed El Derwy, presidente da World Employment Confederation Egypt, explica os esforços do seu país está a fazer para relançar o desenvolvimento da economia. A conferência World Employment Confederation (WEC) conta pela primeira vez com a presença daquele país africano.
As principais praças europeias encerraram do lado dos ganhos, com a grande maioria dos setores do Stoxx600 a fecharem em terreno positivo. O PSI liderou a subida na sessão de segunda-feira ao crescer 3,5% graças à Galp e BCP. A dívida pública vê os juros recuarem. Nos EUA, o “verde” dominou.
O Banco de Portugal revela o endividamento do sector não financeiro e os acionistas dos CTT reúnem-se em Assembleia Geral. Lá por fora, a Alemanha apresenta o PMI industrial enquanto Spotify e Tesla revelam os primeiros resultados do ano.
As empresas devem familiarizar-se com os requisitos previstos nas Normas ESRS e implementar os mecanismos e procedimentos internos necessários para cumprimento dos mesmos.
Tendo em conta a instabilidade no contexto internacional que vivemos, o CDS deve defender o reforço do compromisso de Portugal com a Lusofonia, a Aliança Atlântica e com a Europa.