A tecnológica Aptoide, plataforma de distribuição de aplicações, anunciou a venda da participação que detinha na Faurecia Aptoide Automotive à Forvia.
A Aptoide sublinha que a decisão é “um passo estratégico importante que ilustra o enorme sucesso da joint venture, pioneira na experiência digital e sustentável para o cockpit automóvel”.
A tecnológica reforça que o negócio significa um foco “ainda maior na sua atividade principal de oferecer uma plataforma global inovadora para programadores, criadores e utilizadores” de aplicações e jogos móveis.
“A joint venture é parceira global de nove OEMs em mercados-chave, incluindo América do Norte e do Sul, União Europeia (UE), China, Japão, Índia e Coreia. Com mais de três milhões de carros já em produção, o que significa que um em cada três carros nestes mercados utiliza a tecnologia e os serviços desenvolvidos pela tecnológica portuguesa, espera-se que o número cresça exponencialmente para 20 milhões de veículos até 2025. Um número significativo de fabricantes de topo já beneficia da plataforma, abrangendo 18 marcas de carros diferentes. A Faurecia Aptoide deverá representar 20% do mercado de aplicações automóveis em 2025 e 35% em 2030”, diz a Aptoide.
O CEO da Aptoide, Paulo Trezentos, referiu que a aquisição marca um “momento importante” para a Aptoide, e “reconhece o sucesso deste esforço conjunto” que começou há cinco anos.
“A Faurecia Aptoide Automotive é uma das empresas líderes mundiais em trazer a experiência das aplicações para o interior dos automóveis. E este negócio permite-nos investir ainda mais na nossa atividade principal de oferecer uma plataforma inovadora para os programadores e criadores de aplicações e para os utilizadores, fornecendo-lhes uma experiência única. Estamos muito entusiasmados com o futuro próximo e os novos produtos que anunciaremos em breve, e ansiosos por continuar a nossa missão de moldar o futuro da distribuição e monetização de apps e jogos”, acrescentou CEO da Aptoide.
A plataforma da Faurecia Aptoide Automotive disponibiliza aplicações em categorias como o streaming de música, jogos, vídeo e navegação para o ecossistema automotivo, com aplicações e parceiros como por exemplo: Amazon Music, Spotify, Webex, Zoom, NNG, Trivia Crack e Rovio.
“Estamos empenhados em moldar o futuro da mobilidade e conectividade, estabelecendo novos padrões para a indústria automotiva. A aquisição das ações da Aptoide na nossa joint venture reforça ainda mais o nosso empenho em fornecer soluções de ponta otimizando a experiência do utilizador no cockpit. A Faurecia Aptoide Automotive desempenha um papel central para acelerar a nossa direção estratégica de software, impulsionando a inovação e fornecendo aos nossos clientes as aplicações de mais alta qualidade adaptadas às suas necessidades específicas”, disse o CEO da Forvia, Patrick Koller.
A Aptoide referiu que vai continuar a cooperar com a Forvia “no desenvolvimento da loja de aplicações e serviços relacionados da Faurecia Aptoide”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com