O auditório da Escola Secundária João de Barros, no concelho de Almada, recebe na próxima terça-feira, 14 de maio, pelas 11 horas, a conferência da Associação Empresários pela Inclusão Social – EPIS que apresenta os resultados das metodologias implementadas para a promoção do sucesso escolar ao nível da educação pré-escolar e do 1.º ciclo.
Participam investigadores da área da educação, professores do 1.º ciclo e educadores de infância, que trarão para a discussão insights valiosos sobre o impacto da implementação destas metodologias nas escolas.
Com o foco na promoção das funções cognitivas e executivas da primeira infância (entre os 2 e os 6 anos), a EPIS desenvolveu duas metodologias, uma para o pré-escolar e outra o 1.º ciclo, centradas na promoção destas competências, de forma a garantir igualdade de acesso a todas as crianças, especialmente as mais desfavorecidas, no início do seu percurso escolar.
A intervenção nas crianças em período pré-escolar, que pretendia dar resposta às dificuldades identificadas num rastreio prévio nas áreas das funções executivas básicas, como a atenção, o controlo das respostas impulsivas, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva, revelou melhorias significativas em todas as dimensões cognitivas que foram treinadas ao longo do tempo.
Também o estudo realizado em parceria com o Ministério da Educação para as crianças no 1.º ciclo demonstrou a existência de correlações positivas e significativas entre o número de sessões realizadas com recurso aos guiões de intervenção da EPIS e as notas obtidas pelos alunos.
A conferência é aberta ao público, requerendo, no entanto, inscrição prévia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com