A venda do portal imobiliário espanhol Idealista atraiu a atenção de grupos financeiros e industriais internacionais. Segundo avança o jornal “El Economista”, as sociedades de capital de risco, CVC, a Silver Lake e a General Atlantic, a plataforma ImmoScout e o fundo de pensões canadiano CPPIB, são as mais recentes a demonstrar interesse na compra.
Em fevereiro, o maior acionista do portal, o fundo sueco EQT, estava a tentar vender o Idealista por cerca de 2,5 mil milhões de euros, numa operação coordenada pelo banco de investimento Morgan Stanley.
O valor que o fundo EQT procura está baseado numa valorização entre 20 a 22 vezes do EBITDA deste portal, um valor que o jornal considera elevado, e que pode baixar devido ao fraco posicionamento da empresa em Itália.
Apesar da ideia inicial passar por atrair os ‘pesos pesados’ do capital de risco, terá despertado igualmente o interesse de grupos industriais, como é o caso do ImmoScout, uma espécie de Idealista alemão que tem 19,1 milhões de visitantes mensais.
Os resultados consolidados da empresa mãe do portal, a Idealista Global, foram superiores a 218 milhões de euros, sendo que a maioria das suas vendas ocorreu em Espanha.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com