São cada vez mais as alianças estabelecidas entre grandes empresas para liderar a competição relacionada com a inteligência artificial, prova disso é a parceria da Microsoft com a Advanced Micro D que envolve a oferta de chips de IA aos seus clientes Azure, segundo Max A. Cherney no Yahoo Finance.
Este entendimento será anunciado na conferência de programadores Build da gigante tecnológica, na próxima semana, e na qual serão apresentados também os novos processadores personalizados Cobalt 100.
Os chipsets MI300X AI da Advanced Micro Devices da Microsoft serão vendidos através do seu serviço de computação em nuvem Azure. Permitem aos clientes terem uma alternativa à família H100 da NVIDIA de poderosas unidades de processamento gráfico (GPU), que dominam o mercado de chips para centros de dados de IA, mas que podem ser difíceis de obter devido à elevada procura.
Para construir modelos de IA ou executar aplicativos, as empresas normalmente devem conectar – ou agrupar – várias GPUs porque os dados e a computação não cabem em um único processador.
A AMD, que espera encaixar quatro mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros) em receita de chips de IA este ano, revela que os chips são poderosos o suficiente para treinar e executar grandes modelos de IA.
Recorde-se que para além dos chips de IA topo de gama da Nvidia, a unidade de computação em nuvem da Microsoft vende acesso aos seus próprios chips de IA internos, denominados Maia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com