A DBRS Morningstar publicou uma análise à potencial fusão do BBVA sobre o Sabadell intitulada “Bid For Sabadell: More Pros than Cons from a Credit Perspective Banking Organization”. O comentário incide sobre as potenciais implicações de crédito para o BBVA e o Sabadell se a oferta for bem sucedida.
Uma das principais conclusões é que se a oferta for bem sucedida, haverá implicações positivas para os ratings de crédito do Sabadell. Do ponto de vista da notação de crédito, a aquisição da Sabadell pelo BBVA teria provavelmente implicações positivas para as notações de crédito de longo prazo de Sabadell, atualmente posicionadas dois níveis abaixo das notações de crédito de longo prazo do BBVA.
Já as implicações para as notações de crédito do BBVA são mistas, “mas, de um modo geral, consideramos que a transação tem mais vantagens do que inconvenientes”, diz a agência de rating.
“Do nosso ponto de vista, a potencial fusão de ambas as instituições teria mais prós do que contras”, observa María Jesús Parra, vice-presidente de European Financial Institution Ratings da Morningstar DBRS. “No entanto, a oferta ainda está numa fase muito precoce para prever um resultado definitivo”.
“As classificações de crédito de longo prazo do BBVA refletem a sua forte marca com um elevado grau de diversificação internacional e a sua capacidade de gerar resultados sólidos e recorrentes. Se a aquisição for concretizada, consideramos que o Sabadell passará a fazer parte de um grupo bancário muito maior e diversificado e que as suas classificações beneficiarão do apoio da empresa-mãe do BBVA, mesmo na ausência de integração jurídica total. As notações de crédito de Sabadell beneficiariam de um acesso mais diversificado e mais barato aos mercados de capitais, tanto para financiamento como para necessidades de capital”, lê-se na análise.
Recorde-se que a 1 de maio de 2024, o Conselho de Administração do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria apresentou uma proposta de fusão ao Conselho de Administração do Banco de Sabadell. No entanto, em 6 de maio de 2024, a Administração de Sabadell rejeitou a proposta e em 9 de maio de 2024 o BBVA anunciou uma oferta direta aos acionistas de Sabadell.
A aquisição está condicionada à obtenção do aumento de capital necessário dos acionistas do BBVA para adquirir mais de 50,01% do capital da Sabadell, bem como a todas as aprovações regulamentares do Banco Central Europeu (BCE), da Comissão Espanhola de Valores Mobiliários (CNMV), do Mercado Espanhol e da Concorrência. regulador (CNMC) e a Autoridade de Regulação Prudencial do Reino Unido, que se estima serem concedidas dentro de seis a oito meses.
Se o BBVA adquirir o Sabadell, a integração legal de ambas as entidades numa só estará sujeita à aprovação do Ministério da Economia espanhol.
Por isso a oferta ainda está numa fase muito inicial para prever um resultado definitivo, “mas se for bem-sucedida, vemos a transação como tendo um efeito líquido positivo para ambas as entidades bancárias envolvidas, do ponto de vista do crédito”, refere a DBRS.
No que diz respeito às notações de crédito do BBVA, observamos que a operação reforçaria o franchise do BBVA em Espanha, com potenciais quotas de mercado nacionais de empréstimos combinados, calculadas pela DBRS, superiores a 24% para as empresas e 21% para as famílias, em comparação com aproximadamente 16% e 15%, respetivamente, no final de 2023.
Introduziria também uma diversificação adicional dos mutuários, uma vez que o BBVA beneficiaria da posição de liderança do Sabadell entre as PME espanholas, que é o maior segmento de empresas em Espanha. Além disso, abriria a porta para o BBVA operar no Reino Unido, um novo mercado significativo para o BBVA.
A transação reduziria igualmente a exposição relativa do BBVA aos mercados emergentes, onde os riscos nacionais provocam geralmente uma maior volatilidade dos lucros.
Por último, se o BBVA conseguir concretizar as sinergias de custos e de financiamento anunciadas, a entidade combinada poderá beneficiar de menores custos de pessoal, de IT, de compliance e de financiamento, conclui a DBRS.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com