Os portugueses gastaram cerca de 960 milhões de euros em bens de grande consumo no período do Natal de 2017. Naquela que é a época mais importante para as vendas neste setor, verificou-se no Natal do último ano o dobro do crescimento do total do ano (8% no Natal versus 4% anuais), segundo um estudo da Nielsen divulgado esta sexta-feira.
Os chocolates foram os produtos mais procurados, seguidos por outros produtos como o bacalhau, as carnes típicas desta época, as bebidas alcoólicas, os perfumes, os frutos secos e as bolachas. O bacalhau congelado foi comprado por 36% das famílias portuguesas, tendo apresentado crescimentos de dois dígitos, sendo o grande responsável pelo dinamismo da categoria. Em 2017, o bacalhau congelado registou um crescimento de 10% enquanto o bacalhau seco se manteve estável.
Contudo, no Natal de 2017, o bacalhau seco manteve um peso superior a 90% do total de volumes vendidos da categoria, influenciado pela forte aposta promocional (75% das vendas em valor foram feitas com promoção). As bebidas alcoólicas também se destacaram nesta época, em particular as bebidas espirituosas, as destiladas, o vinho do Porto e o vinho espumante.
Marta Teotónio Pereira, client consultant senior da Nielsen, refere que “os portugueses continuam a demonstrar um grande envolvimento com a época natalícia, período em que se mostram mais disponíveis para o consumo. Na fase que vivemos de transformação do retalho e do consumidor, estamos expectantes para assistir às novidades do Natal deste ano”.
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