[weglot_switcher]

China quer trabalhar com nações árabes para desenvolver modelo de paz e estabilidade mundial

Governante chinês comprometeu-se também a cooperar com os Estados árabes em áreas como o petróleo e o gás e a apoiar as empresas de energia e instituições financeiras chinesas para participarem em projetos de energia renovável nos países árabes.
30 Maio 2024, 15h39

O presidente da China, Xi Jinping, em declarações à comunicação social chinesa citada pela “Reuters“, mostrou disponibilidade para trabalhar com as nações árabes no sentido de desenvolver um modelo que mantenha a paz e a estabilidade no mundo. O governante comprometeu-se também a cooperar com os Estados árabes em áreas como o petróleo e o gás, e ainda a apoiar empresas do sector e instituições financeiras chinesas para participarem em projetos de energia renovável nestes países.

O compromisso da China foi assumido durante o Fórum de Cooperação China-Estados Árabes, que se realizou em Pequim.

Xi Jinping defendeu a solução de dois Estados como maneira de se resolver o conflito entre Israel e a Palestina, um cessar-fogo imediato, e a adesão da Palestina à Organização das Nações Unidas.

O presidente da China referiu à “Xinhua News” que perante um mundo turbulento o “respeito mútuo” deve ser a maneira de se viver em harmonia e que a imparcialidade e a justiça devem ser a “base da segurança duradoura”.

O governante chinês assumiu o compromisso de alocar 69 milhões de dólares (63 milhões de euros) para assistência humanitária de emergência devido ao conflito em Gaza.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.