A Arábia Saudita está com uma oferta multimilionária. É que este país está a preparar-se para colocar no mercado 1,5 mil milhões de ações da petrolífera Saudi Aramco, um valor que representa 0,64% do capital daquela que já foi, em 2022, a empresa mais valiosa do mundo e é atualmente a terceira maior empresa mundial.
Com esta venda, a Arábia Saudita prevê encaixar 13,1 mil milhões de dólares (12,08 mil milhões de euros), de acordo com a “Reuters”. Outras publicações evidenciam que a venda pode gerar um encaixe até 20 mil milhões de dólares.
Os títulos devem ser colocados à venda entre os 26,70 e 29 riais sauditas (6,50 a 7,14 euros), já no domingo. As ações devem ser disponibilizadas junto de investidores árabes e estrangeiros.
O Citigroup, Goldman Sachs e HSBC terão sido chamados para assessorar a operação, indica o “Wall Street Journal”. Apesar da intenção de avançar, a venda ainda pode ser adiada ou cancelada.
O governo da Arábia Saudita e o fundo soberano têm grande parte do controlo da Saudi Aramco, sendo que apenas 1,5% da empresa é negociada na Bolsa de Valores do reino saudita desde 2019.
Segundo as informações da imprensa internacional, a venda de mais ações da empresa que detém o título de maior IPO do mundo, na ordem dos 29,4 mil milhões de dólares, serve para o país enfrentar o défice orçamental registado nos últimos trimestres, além de equilibrar as contas depois dos gastos com os projetos multimilionários, um plano do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman que visa a diversificação da economia.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com