O Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia, em volume, subiu 0,3% na zona euro e na União Europeia, no primeiro trimestre, face ao trimestre anterior, indicou o Eurostat. Em termos homólogos houve uma subida de 0,4% na zona euro e de 0,5% na União Europeia. Em Portugal a subida foi de 0,7%, face ao trimestre anterior e cresceu 1,5% face ao ano anterior.
Malta registou o maior aumento no PIB, no primeiro trimestre, face ao trimestre anterior, seguido por Chipre (+1,2%) e Croácia (+1%). Em quebra estiveram os produtos internos brutos da Dinamarca (-1,8%), Estónia (-0,5%) e Países Baixos (‑0,1%).
Por componentes do PIB as despesas ligadas à habitação aumentaram 0,2% na zona euro e na União Europeia, no primeiro trimestre, e as despesas dos governos permaneceram estáveis na zona euro e aumentaram 0,1% na União Europeia, referiu o Eurostat.
As exportações aumentaram 1,4% na zona euro e 1% na União Europeia, e as importações diminuíram 0,3% na zona euro e subiram 0,2% na União Europeia.
Em termos de contribuição para o crescimento do PIB as despesas ligadas à habitação contribuíram positivamente com 0,1 pontos percentuais (p.p.) na zona euro e União Europeia e as despesas dos governos permaneceram estáveis. A formação de capital em termos brutos teve um contributo negativo de 0,3 p.p. na zona euro e União Europeia, as mudanças nos inventários tiveram um contributo negativo de 0,3 p.p. na zona euro e de 0,1 p.p. na União Europeia, e as exportações menos as importações tiveram um contributo positivo de 0.9 p.p. na zona euro e de 0.6 p.p. na União Europeia.
Atualizado às 11h11
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com