[weglot_switcher]

Afluência às urnas já ultrapassa os 30%

De acordo com o Observador, às 16h45 já 30,53% dos eleitores nacionais tinham exercido o direito ao voto.
9 Junho 2024, 17h09

O número de votantes em Portugal às eleições europeias situava-se, às 16h45 de hoje, nos 30,53%, avançou o Observador.
Segundo o mesmo orgão de comunicação social, socorrendo-se dos dados provisórios do Ministério da Administração Interna, à mesma hora registava-se uma participação de 15,2% relativamente a eleitores comunitários não portugueses.

Relembra ainda que nas eleições europeias de 2019 participaram 35,3% de eleitores nacionais.

Relembre-se que Marcelo Rebelo de Sousa salientou esta tarde, numa visita a Castanheira de Pera, distrito de Leiria, que a afluência às urnas já superou os valores registados nas últimas eleições europeias. “Acabei de saber, neste momento, que já ultrapassamos a votação de 2019”, disse o Presidente da República.

“Chegou-me agora a notícia, mas provavelmente já ultrapassamos há mais tempo”, salientou pouco depois das 16 horas. “Batemos 2019”, congratulou-se, sublinhando a importância do voto em mobilidade para aquilo que considera ser uma melhoria “em termos de qualidade da democracia em Portugal”.

“O sistema foi fundamental”, realçou, assim como a adesão por parte dos portugueses. “Olham para a inovação e dizem não sei se vai dar. Depois utilizam-na e ficam a ser os maiores admiradores do que é novo e ainda bem que fizeram isso”, acrescentou de forma elogiosa.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.