[weglot_switcher]

Portugal tem 13 cientistas no ranking mundial da área da Neurociência. Veja aqui a lista

O ranking Research.com dos melhores cientistas na área da Neurociência é liderado pelos Estados Unidos com o incrível número de 3338 cientistas entre os mais citados e com maior número de publicações. A Alemanha é o segundo país no mundo e o primeiro na Europa. A China figura na lista com 118 cientistas e a Rússia com sete.
11 Junho 2024, 14h06

Com 32.293 citações e 576 publicações, Nuno Sousa, da Universidade do Minho é o 646 no mundo e primeiro português na 3ª edição do ranking Research.com dos melhores cientistas na área da Neurociência.

O ranking Research.com dos melhores cientistas na área da Neurociência, elaborado com base em dados da OpenAlex e CrossRef, é construído a partir de métricas de citação adquiridas em 21-11-2023, utilizando o D-index (Discipline H-index) para determinar as posições.

O nome de Portugal figura 13 vezes na edição 2024 do ranking, quase o dobro da Rússia que figura apenas com sete nomes.

O ranking mundial na área da Neurociência é liderado pelos Estados Unidos da América, com o incrível número de 3338 cientistas. A Alemanha é o segundo países, com 687 referências e o Reino Unido, terceiro, com 625 cientistas. A China ocupa um lugar modesto, com 118, quase metade dos Países Baixos com 224. A Rússia é insignificante a este nível, com apenas sete cientistas referenciados.

Entre os cinco primeiros neurocientistas em Portugal, encontram-se três professores da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa: Mamede de Carvalho (2.º lugar), Ana M. Sebastião (3.º) e Alexandre de Mendonça (5.º).

“Estamos extremamente orgulhosos dos nossos neurocientistas Mamede de Carvalho, Ana M. Sebastião e Alexandre de Mendonça por estes recentes reconhecimentos, bem como do professor José Manuel Ferro, que lidera o ranking dos cientistas em medicina. Estes rankings refletem a excelência e dedicação dos nossos investigadores e reforçam o compromisso da FMUL com a investigação científica de alta qualidade”, afirma João Eurico Cabral da Fonseca, diretor da FMUL.

A lista dos 13 portugueses que figuram no ranking das neurociências tem e quarto lugar Zachary F. Mainen, da Fundação Champalimaud e inclui, por esta ordem, Manuel Castelo-Branco, da Universidade de Coimbra, Manuel M. Paula-Barbosa, da Universidade do Porto, João José Cerqueira, da Universidade do Minho, Carlos B. Duarte, da Universidade de Coimbra, Deolinda Lima, da Universidade do Porto, Luísa V. Lopes, da Universidade de Lisboa, Isaura Tavares, da Universidade do Porto, e Luísa Pinto da Universidade do Minho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.