O sentimento económico dos investidores alemães melhorou marginalmente em junho, isto apesar da deterioração da situação económica atual, mas menos do que esperavam os mercados. Já para a zona euro, o sentimento económico registou máximos de três anos, voltando a uma situação de expansão da economia.
O índice ZEW de sentimento económico para a Alemanha subiu marginalmente em junho, passando de 47,1 em maio para 47,5, um máximo desde fevereiro de 2022, mas abaixo das projeções de mercado de 50 pontos. Sendo um índice normalizado, leituras abaixo de 50 correspondem a uma contração da economia, enquanto as acima deste valor mostram uma expectativa de crescimento.
Já o subíndice referente às condições atuais da economia voltou a cair inesperadamente, passando de -72,3 para -73,8 quando as expectativas dos analistas passava por uma recuperação até -65 pontos.
Olhando para a zona euro, a situação é bastante mais positiva: a leitura de junho mostrou uma subida de 4,3 pontos até 51,3, um máximo desde julho de 2021. Foi a nona leitura consecutiva em terreno positivo (o índice é normalizado em torno de 0) e em subida numa análise em cadeia.
Já a percepção quanto às condições atuais para o bloco da moeda única manteve-se invariável em relação ao mês anterior, ficando em 38,6 pontos.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com