[weglot_switcher]

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quinta-feira

Os dois eventos em destaque na agenda do investidor são a decisão sobre as taxas de juro do Banco de Inglaterra (BoE – Bank of England) e os dados sobre o financiamento do Estado português divulgados pelo BdP.
Toby Melville / Reuters
20 Junho 2024, 07h30

Esta quinta-feira, dia 20 de junho, os eventos em destaque na agenda do investidor são a decisão sobre as taxas de juro do Banco de Inglaterra (BoE), os números dos pedidos iniciais de desemprego nos Estados Unidos e os dados sobre o financiamento do Estado português.

Hoje saber-se-á a tomada de posição de política monetária por parte do Banco de Inglaterra. “O BoE poderá deixar em stand by a primeira descida de taxas de juros, para não interferir nas eleições antecipadas para o Parlamento britânico (4 de julho). No entanto, aponta para uma descida na próxima reunião (agosto). Seria o razoável”, assinalam os analistas do Bankinter.

Em Portugal, o BdP apresenta a informação mais recente sobre o financiamento das administrações públicas. Até março deste ano, o financiamento do Estado atingiu os 3.722 milhões de euros, sendo que em igual período de 2023 havia sido negativo em 6.486 milhões de euros.

Outros eventos em foco

  • INE: Preços na produção industrial em maio
  • INE: Síntese económica de conjuntura em maio
  • Estados Unidos: Pedidos iniciais de subsídios de desemprego
  • UE: PMI composto da S&P
  • ACEA – Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis: Vendas em maio
  • Parlamento: plenário (15h)
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.