[weglot_switcher]

Ex-funcionários do BEI investigados por corrupção e apropriação indevida de fundos europeus

A Procuradoria Europeia revela que está a decorrer uma investigação a dois ex-funcionários do Banco Europeu de Investimento por suspeitas de corrupção e tráfico de influência, mas também de apropriação indevida de fundos europeus.
Flags are seen behind the logo of the European Investment Bank is pictured in the city of Luxembourg, Luxembourg. Reuters/Eric Vidal
24 Junho 2024, 09h56

O Banco Europeu de Investimento (BEI) aceitou um pedido feito pela Procuradoria Europeia para levantar a imunidade de dois antigos funcionários que estão a ser investigados por suspeitas de corrupção e tráfico de influência, mas também de apropriação indevida de fundos da União Europeia.

As suspeitas foram comunicadas pela procuradora europeia ao Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF na sigla em inglês). “O BEI concedeu o levantamento da imunidade de dois antigos funcionários, que permitirá a prossecução diligente e eficaz da investigação da Procuradoria Europeia”, pode ler-se num comunicado divulgado esta segunda-feira.

A Procuradoria Europeia detalha ainda no mesmo comunicado que o “pedido foi feito no âmbito de uma investigação em curso que envolve dois suspeitos de corrupção e tráfico de influência, bem como de apropriação indevida de fundos da União Europeia”.

“Isto permitirá reunir todas as provas necessárias, sejam elas de acusação ou de defesa, para esclarecer plenamente os factos sob investigação. Todas as pessoas envolvidas são presumidas inocentes até prova em contrário nos tribunais competentes”, refere.

A mesma entidade diz ainda que “não serão divulgados mais detalhes sobre esta investigação para não pôr em risco o seu resultado. Sempre que haja algo a comunicar, a Procuradoria Europeia fá-lo-á de forma proativa”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.