[weglot_switcher]

Montenegro felicita Costa por cargo na Europa

“A Europa enfrenta grandes desafios e contaremos com todos para defender uma União Europeia mais coesa, capaz de construir pontes para que os Estados possam dar às pessoas as respostas de que elas precisam”, apontou o primeiro-ministro.
LUSA/JOSÉ SENA GOULÃO
28 Junho 2024, 16h26

O primeiro-ministro Luís Montenegro congratulou António Costa pelo seu novo papel na Europa.

O antecessor de Costa no Governo português deixou uma mensagem na rede social X na noite de quinta-feira, após ser ter tornado público que António Costa foi nomeado para a presidência do Conselho Europeu, sendo o primeiro português e socialista a ocupar o cargo.

O Conselho Europeu tem um novo presidente. Felicito António Costa em nome do Governo de Portugal”, lê-se numa primeira leitura da publicação de Luís Montenegro.

“A Europa enfrenta grandes desafios e contaremos com todos para defender uma União Europeia mais coesa, capaz de construir pontes para que os Estados possam dar às pessoas as respostas de que elas precisam”. 

Durante a reunião do Conselho Europeu, ao fim de manhã, Luís Montenegro reforçou o apoio do Executivo nacional ao ex-primeiro-ministro, notando que o processo estava “bem encaminhado” para António Costa assumir o cargo.

No fim do Conselho Europeu, o primeiro-ministro foi abordado pelos jornalistas, onde declarou que a eleição de Costa é “particularmente feliz para a Europa”, sustentando que a experiência do socialista é essencial para as funções que agora vai desempenhar.

A eleição do ex-primeiro-ministro socialista é um “grande regozijo e satisfação”, “não apenas porque é português, mas, sobretudo, porque na configuração das personalidades indicadas pelas várias famílias políticas, António Costa reúne a experiência, a capacidade de diálogo, de concertação, de construção de pontes, que é a base, a essência, o fulcro do exercício da função de presidente do Conselho Europeu”, apontou no fim da reunião e jantar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.