[weglot_switcher]

Portugal já tem mais de 40 mil exportadoras

Segundo a Informa D&B, “o aumento foi especialmente expressivo nos últimos dois anos, período em que surgiram mais de 4 mil empresas a fazer negócios com o exterior. Em 2022, o total de exportações destas empresas – 94 mil milhões de euros – correspondia a cerca de 40% do PIB”.
10 Julho 2024, 17h24

Há mais de 40 mil empresas exportadoras em Portugal, um número que tem vindo a crescer sucessivamente nos últimos 10 anos e que, em 2012, não chegava às 30 mil, avançou a Informa D&B.

Numa nota enviada à imprensa, diz que “o aumento foi especialmente expressivo nos últimos dois anos, período em que surgiram mais de 4 mil empresas a fazer negócios com o exterior. Em 2022, o total de exportações destas empresas – 94 mil milhões de euros – correspondia a cerca de 40% do PIB”.

“Nos últimos 4 anos, mais de metade das exportadoras (52%) mantiveram esta atividade em todos os anos. Estas empresas mais regulares têm um enorme peso nas exportações, representando, em 2022, 90% do valor total dos negócios externos das empresa”, aponta a Informa D&B.

De acordo com Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B, “o conhecimento sobre as exportadoras é importante em qualquer economia; mais ainda em países com um mercado interno reduzido como o nosso, onde os mercados externos são a oportunidade para atingir maior competitividade e crescimento através de economias de escala”.

Entre 2019 e 2022, “o volume de negócios das exportadoras cresceu mais rapidamente do que nas empresas que vendem exclusivamente para o mercado interno, tendo registado um aumento médio anual de 11%. No mesmo período, as outras empresas cresceram em média 6,8% ao ano”.

“Há exportadoras em todas as dimensões de empresas, desde as mais pequenas às maiores, mas a sua percentagem está claramente associada à dimensão. Entre as grandes empresas mais de metade são exportadoras. Além disso, estas grandes empresas são responsáveis por 58% do total das exportações do tecido empresarial. O escalão das grandes empresas foi também o único em que a taxa de exportadoras cresceu face a 2019 (+ 4 pontos percentuais)”, sublinha a Informa D&B.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.