[weglot_switcher]

Sabe quais são os custos fixos do seu carro?

A decisão de ter um carro é, muitas vezes, influenciada pela necessidade de mobilidade entre o local de residência e o emprego e pelo estilo de vida da família. Mas, os custos fixos e variáveis de ter um veículo automóvel devem ser avaliados previamente.
15 Julho 2024, 07h45

A decisão de ter um carro é, muitas vezes, influenciada pela necessidade de mobilidade entre o local de residência e o emprego e pelo estilo de vida da família. Mas, os custos fixos e variáveis de ter um veículo automóvel devem ser avaliados previamente.

A – CUSTOS FIXOS

Não dependem do uso que faz do carro e que paga mesmo que este esteja parado

O que é o Documento Único Automóvel (DUA)?

O Documento Único Automóvel (ou certificado de matrícula) identifica o veículo e permite que este circule na via pública. Neste documento consta informação sobre a marca, o modelo, a matrícula e outras características do automóvel, o nome e a morada do proprietário, assim como informações do livrete e do registo de propriedade do veículo.

  1. Pediu ou vai pedir um crédito automóvel?

Se comprou, ou vai comprar automóvel, e vai recorrer a um financiamento, é importante que tenha em atenção o tipo de financiamento, o prazo de duração, a escolha da taxa (fixa ou variável) que são fatores que terão impacto no valor da prestação mensal.

Este é um compromisso financeiro importante que assumirá e que pesará no seu orçamento familiar durante alguns anos. Assim, a decisão deve ser refletida e ponderada.

1.1. Taxa de esforço

Não se esqueça de calcular o impacto da prestação na taxa de esforço.

1.2. Alternativas de financiamento

Antes de adquirir o carro, deve ponderar as diversas alternativas de financiamento ou modalidades de crédito automóvel, tais como:

  • a locação financeira (leasing),
  • o aluguer de longa duração (ALD)
  • ou o crédito automóvel com reserva de propriedade
  • outros créditos
  • renting.

empréstimo, pelo que não se enquadra no regime de crédito aos consumidores.

ATENÇÃO: Antes de escolher a modalidade de financiamento, compare várias propostas de diferentes instituições.

  1. Imposto Sobre Veículos (ISV)

Se vai comprar carro novo, terá de pagar ISV. Este é um imposto que se paga uma única vez, uma vez que incide sobre o registo da primeira matrícula. Para determinar o valor deste imposto para o automóvel que pretende comprar, pode fazer uma simulação no Portal das Finanças.

  1. Imposto Único de Circulação (IUC)

O Imposto Único de Circulação (IUC) é uma despesa anual, necessário pela propriedade de veículos com matrícula ativa. É calculado em função da cilindrada e das emissões de CO2 dos carros e da antiguidade do veículo. Anualmente, deverá ser pago no mês da data de matrícula.

  1. Seguro automóvel

O seu automóvel tem de ter seguro, pelo menos seguro de responsabilidade civil que permite indemnizar terceiros e pessoas transportadas (exceto o condutor), por danos corporais ou materiais.

O valor do seguro vai depender não só da seguradora escolhida, mas também de fatores tão diversos como a idade do condutor, o número de acidentes com responsabilidade que já teve, da sua zona de residência, o tipo de veículo e, claro, a cobertura escolhida e da contratação de coberturas facultativas. Quanto mais básico o seguro, mais barato. Mas a verdade é que, quanto mais barato menos protegido está.

5- Inspeção periódica

Mesmo que o seu carro esteja em excelentes condições, terá sempre a despesa com a inspeção periódica obrigatória (IPO) de que não se pode esquecer, a não ser que o seu veículo seja um ligeiro de passageiros com menos de quatro anos.

O custo das inspeções periódicas é atualizado anualmente, dependendo da taxa de inflação em vigor.

 Informe-se connosco e subscreva a nossa newsletter da proteção financeira.

A DECO trabalha para si e consigo há 50 anos!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.