[weglot_switcher]
1199134
Em Foco

BCP, Novobanco e CGD com maior parte do crédito de cerca de 200 milhões à Inapa

A 31 de dezembro de 2023, a dívida bancária da papeleira superava os 200 milhões de euros, sendo que o BCP, a CGD e o Novobanco, segundo as fontes conhecedoras do processo, são os maiores credores.

Atualidade

Marcelo anuncia hoje decisão de descida do IRS com famílias a aguardar alívio fiscal

A decisão sobre a redução do IRS é aguardada com grande expectativa face ao impacto fiscal e às dúvidas de constitucionalidade. Apesar de ter afastado pedido de fiscalização preventiva, caso dê luz verde ao alívio fiscal proposto pelo PS, que deixou de fora taxas mais baixas para contribuintes do 7º e 8º escalão, ainda pode pedir a intervenção do Tribunal Constitucional após a medida entrar em vigor. Com promulgação, o corte do IRS para as famílias poderá ser sentido já em agosto com a alteração das tabelas de retenção do imposto. Em caso de veto, diploma é devolvido ao Parlamento.

Navigator: lucros crescem 16% no semestre com aumento da quota de mercado na Europa

Depois de um primeiro trimestre mais atribulado, onde a empresa portuguesa registou uma queda de 10,6% nos lucros, o segundo trimestre foi de recuperação, com uma subida de 48%, para 95 milhões de euros, o que tornou possível um balanço positivo no semestre.

Ações da Ryanair caem mais de 17% em dia de resultados dececionantes

Numa companhia com um market cap de 15,36 mil milhões de euros, a desvalorização em bolsa significa um tombo de mais de 2,7 mil milhões de euros num dia. 

Mercados nos EUA reagem com subidas à desistência de Biden

O presidente norte-americano cedeu às pressões que se acumulavam entre democratas e desistiu de concorrer a um novo mandato à Casa Branca, no domingo. Em reação, os principais índices de Wall Street registaram subidas.

Kamala Harris mantém silêncio sobre a sua estratégia para as presidenciais

O mundo estava atento ao que a nova candidata democrata iria dizer. Mas limitou-se a elogiar Joe Biden e o espirito combativo dos desportistas. Entretanto, os republicanos preparam uma verdadeira barragem contra ‘Cackling’ Kamala.

NOS compra 20% da empresa portuguesa DareData Engineering

Para o CEO da operadora de telecomunicações, Miguel Almeida, esta startup tem “elevado potencial de crescimento”. No ano passado, a tecnológica destacou-se por criar o primeiro chatbot do Estado com Inteligência Artificial generativa: um avatar para a Agência para a Modernização Administrativa.

Greve dos médicos arranca esta terça-feira. Saiba o que está em causa

Os médicos esta terça-feira uma greve de dois dias e a FNAM acusa o Ministério da Saúde de não acolher as propostas para o protocolo negocial. Os clínicos querem a revisão das grelhas salariais e o regresso às 35 horas de trabalho. O JE falou com a FNAM e explica o que está em causa.

Entrevista

José Rijo: “Alfândegas? Há sinais de protecionismo. Comissão Europeia percebeu que abriu demasiado as portas”

Porto recebe pela primeira vez reunião mundial sobre Direito Aduaneiro. Só em setembro do próximo ano, mas até lá – e até 2037 – estará em análise uma alteração profunda do contexto finalmente comum da atividade aduaneira. O especialista José Rijo explica ao JE o que está em causa.

Mercados

Lisboa acompanha europeias com Galp em destaque após resultados

O índice PSI viveu um início de semana positivo com as ações da Galp a valorizarem 2,55% em face da subida dos lucros. Lá fora, a Ryanair registou uma queda acentuada, mas a generalidade dos sectores ganhou pontos.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta terça-feira

O CEO do grupo Ryanair, Michael O’Leary, vem a Lisboa. O Banco de Portugal divulga informação sobre o financiamento das administrações públicas. A Google, a Tesla e a Visa apresentam resultados. O primeiro-ministro, Luís Montenegro, visita Angola.

Opinião

Inovação e impacto social: o novo horizonte do mercado imobiliário

Pelo impacto que tem na vida das pessoas, a saúde, juntamente com a habitação, é o setor mais valorizado pela população e um dos que maior potencial de crescimento apresenta.

Autoeuropa e a esperança na produção de automóveis elétricos

A Autoeuropa representa cerca de 1,5% de toda a riqueza produzida pela economia nacional, i.e., sensivelmente o mesmo valor do que todo o financiamento do Estado à economia em 2023.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.