[weglot_switcher]

Bolsa vive dia ameno entre ganhos da Navigator e perdas da Mota-Engil

A sessão de terça-feira foi de sentimento indefinido, tanto em Lisboa como nas principais praças europeias. A época de resultados continua na ordem do dia e, esta quarta-feira, é tempo para a Jerónimo Martins apresentar contas, entre outras cotadas, portuguesas e estrangeiras.
bolsa Lisboa mercados
24 Julho 2024, 07h30

A bolsa de Lisboa encerrou a sessão desta terça-feira a negociar com ligeiras perdas, dentro dos moldes do dia indefinido que se viveu nas principais praças europeias. O índice PSI recuou 0,08%, para os 6.854 pontos.

Em terreno positivo, a liderança pertenceu à Navigator, cuja valorização das ações denota a reação positiva dos investidores aos resultados da empresa, com um crescimento homólogo de 16% nos lucros, para os 159 milhões de euros. Os títulos da empresa deram um salto de 1,51%, para 3,908 euros.

A Semapa também registou uma subida, na ordem de 1,17%, até aos 15,50 euros.

Entre as cotadas que mais caíram, sobressai a Mota-Engil, no mesmo dia em que a empresa fez saber que estendeu a operação que detém na Guiné, com um contrato que lhe permitirá aumentar a faturação em “cerca de 290 milhões de euros”, de acordo com a informação comunicada ao regulador.

Neste contexto, as ações derraparam 1,41%, até aos 3,624 euros.  Seguiu-se a Galp, ao perder 1,35%, para 19,05 euros. Mais atrás, a Altri tombou 0,83% e ficou-se pelos 5,39 euros, ao passo que a NOS cedeu 0,68%, para os 3,62 euros nas negociações.

A operadora de telecomunicações adquiriu 20% na DareData Engineering, tecnológica portuguesa especializada no desenvolvimento de infraestruturas de dados e projetos com base em Inteligência Artificial (IA) generativa e machine learning.

Entre os mercados europeus o dia foi misto, com o Reino Unido a cair 0,50% e França a escorregar 0,31%. Do lado dos ganhos, a Alemanha alcançou 0,79%, seguida por Espanha, que deu um salto de 0,63%. O índice agregado Euro Stoxx 50 avançou 0,40%, ao passo que Itália somou 0,03%.

Esta quarta-feira prossegue a época de resultados, com várias empresas a revelarem contas relativas ao primeiro semestre. Por cá, é o caso da Jerónimo Martins e da Impresa. Lá fora, vão estar em destaque, neste âmbito, empresas como Deutsche Bank (Alemanha), Qualcomm, IBM, Ford (EUA), BNP Paribas (França) e EasyJet (Reino Unido).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.