[weglot_switcher]

Lucros do polaco Millenium Bank sobem para 82,8 milhões de euros no primeiro semestre

O banco polaco, cujo capital é detido em maioria pelo BCP, enaltece que o segundo trimestre do ano representa o sétimo trimestre consecutivo com resultados positivos.
26 Julho 2024, 19h11

Os lucros do Millenium Bank, entidade financeira polaca cujo 50,1% do capital é detido pelo BCP, subiram para 357 milhões de zlotys (82,8 milhões de euros) no primeiro semestre, uma subida face ao mesmo período do ano passado, semestre que a entidade bancária registou lucros de 358 milhões de zlotys (77,3 milhões de euros).

De acordo com comunicado, este exercício referente ao segundo trimestre do ano representa o sétimo trimestre consecutivo em que o banco polaco tem resultados positivos.

Detalha o banco polaco detido em maioria de capital pelo BCP que os resultados no primeiro semestre “mantiveramse condicionados pelo encargos relacionados com a carteira de créditos hipotecários denominados em francos suíços, em particular com as provisões para o risco legal dos créditos denominados em francos suíços que totalizaram no 1º semestre 260,5 milhões de euros”.

O Millenium Bank destaca ainda que os resultados foram também impactados no 2º trimestre de 2024 “com o custo relacionado com a prorrogação das moratórias sobre créditos hipotecários em zlótis no montante de 201 milhões de zlótys (46,6 milhões de euros)”.

“O resultado líquido do 1º semestre de 2024, ajustado de itens específicos (relacionados maioritariamente com encargos relacionados com a carteira de créditos hipotecários denominados em francos suíços) aumentou de 1.418 milhões de zlótys (328,9 milhões de euros) para 1.501 milhões de zlótys (348,2 milhões de euros), correspondendo a uma variação de 6% em moeda local”, destaca a entidade financeira polaca detida em 50,1% pelo BCP.

Os resultados do Bank Millennium no 1º semestre de 2024mantiveramse condicionados pelos
encargos relacionados com a carteira de créditos hipotecários denominados em francos suíços, em
particular com as provisões para o risco legal dos créditos em francos suíços que totalizaram no 1º semestre 1.124 milhões de zlótys antes de impostos (260,5 milhões de euros), tendo sido também impactados no 2º trimestre de 2024 com o custo relacionado com a prorrogação das moratórias sobre créditos hipotecários em zlótys no montante de 201 milhões de zlótys (46,6 milhões de euros)”, segundo o banco.

O Bank Millennium refere ainda que o lucro do semestre, “ajustado de itens específicos (relacionados
maioritariamente com encargos relacionados com a carteira de créditos hipotecários denominados em francos suíços) aumentou de 1.418 milhões de zlótys (328,9 milhões de euros) para 1.501 milhões de
zlótys  (348,2 milhões de euros), correspondendo a uma variação de 6% em moeda local”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.