[weglot_switcher]

‘Sete Magníficas’ desvalorizam e desfazem-se de um bilião de dólares

Grandes tecnológicas como Alphabet (dona da Google), Amazon, Meta Plataforms (Facebook, Instagram e WhatsApp), Microsoft e Tesla viram as suas ações recuarem, no conjunto, 12,2% no pré-mercado.
FILE PHOTO: Traders work on the trading floor at the New York Stock Exchange (NYSE) in New York City, U.S., January 27, 2023. REUTERS/Andrew Kelly/File Photo
5 Agosto 2024, 17h17

O mercado está em sell off e as tecnológicas estão entre as principais prejudicadas por este descolamento das bolsas mundiais. Com a recessão económica a fazer tremer (fortemente) os mercados por conta dos principais dados económicos norte-americanos, as ‘Sete Magníficas’ já perderam um um bilião de dólares no pre-market (antes da abertura das negociações).

Grandes tecnológicas como Alphabet (dona da Google), Amazon, Meta Plataforms (Facebook, Instagram e WhatsApp), Microsoft e Tesla viram as suas ações recuarem, no conjunto, 12,2% no pré-mercado. Combinando esta perda, equivale ao deslocamento do valor de mercado na ordem de um bilião de dólares.

A Apple está a deslizar 4,90% para 209,08 dólares, contando com uma capitalização atual de 3,17 biliões de dólares. Na sexta-feira, antes das notícias da venda de quase 50% do portefólio da Apple por parte do magnata e empresário Warren Buffett, a empresa liderada por Tim Cook contava com um valor de mercado de 3,34 biliões de dólares.

Ainda nas tecnológicas, grande destaque para a Intel, que recua 7,43% para 19,93 dólares. Este deslize aconteceu depois da empresa reduzir as perspetivas para o trimestre atual e anunciar o despedimento de 15% da sua força de trabalho, notícias que afetaram severamente as suas negociações já na sexta-feira.

A Intel soma, às presentes negociações, uma capitalização de 91,85 mil milhões de dólares, uma quebra significativa face aos 124,22 mil milhões de dólares registados a 1 de agosto.

Ainda no ‘vermelho’, destaque para a Amazon, deslizando 5,46% para 158,74 dólares. A empresa de Seattle coma uma capitalização de 1,76 biliões de dólares, numa redução consideravelmente face aos dados de junho quando ultrapassou uma capitalização de dois biliões. Na entrada de agosto, Amazon contava com capitalização de 1,93 biliões de dólares.

Outra das perdas vai para a Microsoft. A empresa fundada por Bill Gates cai 3,27% para 395,13 dólares, com uma capitalização de 2,94 biliões de dólares. Trata-se de uma baixa em relação aos 3,03 biliões que registou no encerramento da semana.

A Alphabet, dona da gigante Google, perde 3,29% para 161,17 dólares. Com um valor de mercado de 1,96 biliões de dólares às negociações desta segunda-feira, a capitalização da tecnológica recuam face aos 2,07 biliões de dólares observados na sexta-feira.

A dona do Facebook e Instagram está a registar uma perda de 3,97% para 468,78 dólares. Como uma das ‘Sete Magníficas’ com o melhor resultado do semestre, a Meta Platforms segue com uma capitalização de 1,23 biliões de dólares, ligeiramente abaixo dos 1,26 biliões de 1 de agosto.

Ainda assim, nenhuma das Magníficas segue um deslize tão profundo quanto o da Nvidia. A fabricante de chips de Inteligência Artificial está a perder 7,67% para 99,05 dólares, um dos valores mais baixos dos últimos meses. A empresa segue com uma capitalização de 2,51 biliões, um valor muito abaixo dos três biliões de dólares alcançados este ano. Na semana passada, somava valor de 2,64 biliões de dólares.

Por sua vez, a Tesla de Elon Musk (que já se encontrava a perder algum terreno) resvala 4,85% para 197,60 dólares. A fabricante de automóveis elétricos conta com um mercado de 629,89 mil milhões de dólares, muito abaixo dos 663,4 mil milhões da semana passada.

Resta apenas saber se as perdas se vão continuar a acentuar ao longo da sessão desta segunda-feira e quanto mais dinheiro vão desaparecer das suas capitalizações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.