O Centro de Atendimento Clínico (CAC) de Sete Rios, que está integrado na ULS Santa Maria, deu resposta a 551 utentes nas primeiras duas semanas de atividade.
Os dados divulgados, através de um comunicado do Ministério da Saúde, indicam que cerca de metade daqueles utentes foram encaminhados pelo Serviço de Urgência Central do Hospital de Santa Maria. A outra metade foi referenciada pela linha SNS 24.
O CAC atendeu 11% das pulseiras verdes e azuis da Urgência de Santa Maria desde que abriu portas. Por outro lado, foram 5 os utentes transferidos do CAC para o Serviço de Urgência Central, ou seja, menos de 1% do total de atendimentos. Após a admissão do utente, o tempo de espera para ser visto pela primeira vez por um médico está abaixo dos 10 minutos, pode ler-se no documento.
Em duas semanas, as equipas multidisciplinares da ULSSM, que asseguram os cuidados no Centro de Atendimento Clínico, realizaram perto de 200 atendimentos de enfermagem e 60 exames de diagnóstico, entre análises ao sangue, raio-X e eletrocardiogramas.
Aquele CAC funciona entre as 8 e as 20 horas, sete dias por semana. Conta com uma equipa de médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, assistentes administrativos e técnicos auxiliares de saúde e com os adequados meios de diagnóstico (RX, análises clínicas
e ECG). A capacidade de resposta destina-se a situações de menor gravidade, que deverão ser resolvidas de forma “mais rápida e confortável”.
De acordo com presidente da ULS Santa Maria, Carlos das Neves Martins, “esta é mais uma resposta que pretende, por um lado, evitar tempos de espera inadequados, e por outro, precaver um desajustado acesso à nossa urgência central”.
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