A EDP, através da sua subsidiária EDP Renováveis, assinou um Power Purchase Agreement (PPA) a 20 anos com uma empresa de tecnologia (a Microsoft), para energia renovável exportada, para a rede de até 200 MWdc (174 MWac) de capacidade de energia solar distribuída (DG) em Singapura.
A EDP informou a CMVM que “o projeto, atribuído no início deste ano à EDPR no âmbito da fase 8 do programa governamental SolarNova, pressupõe uma capacidade solar de até 200 MWdc, distribuídos por 1.075 edifícios de habitação pública em Singapura e 101 edifícios Estado, a serem instalados entre 2024 e 2027″.
“Até à data este é o maior projeto solar em Singapura e a maior iniciativa no âmbito do programa SolarNova do Governo”, destacou.
A EDP disse que “continua a reforçar o seu perfil de baixo–risco e a estratégia de crescimento baseada no desenvolvimento de projetos competitivos e com visibilidade de longo–prazo, promovendo a aceleração da transição energética e a descarbonização da economia”.
A Microsoft Corp anunciou por sua vez que concordou em comprar energia solar gerada por painéis em centenas de habitações públicas e edifícios públicos em Singapura, numa tentativa de se aproximar dos seus objectivos climáticos.
A gigante tecnológica vai comprar 100% da energia exportada para a rede do projeto SolarNova 8, propriedade da EDP Renováveis, informou a empresa com sede em Madrid na terça-feira (27 de agosto). O SolarNova é o maior projeto solar em Singapura, e a EDP Renováveis recebeu a fase 8 do programa iniciado pelo governo em fevereiro.
(atualizada)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com