[weglot_switcher]

Nova FCT e NOS assinam protocolo de cooperação entre academia e empresas

A parceria, que deverá durar três anos, consiste na atribuição de uma bolsa de estudo anual por parte da operadora de telecomunicações com o objetivo e promover o aumento do número de pessoas formadas em ciência e tecnologia. Há ainda planos de cooperação com estágios, teses e cátedras.
4 Setembro 2024, 18h49

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCT) e a operadora de telecomunicações NOS assinaram na terça-feira um protocolo com o objetivo de promover a cooperação entre a academia e as empresas e o desenvolvimento científico, tecnológico e de engenharia em Portugal.

A parceria, que deverá durar três anos, consiste na atribuição de uma bolsa de estudo anual por parte da NOS com o objetivo e promover o aumento do número de pessoas formadas em ciência e tecnologia. O plano passa também pela colaboração e entreajuda em atividades de investigação e inovação para que o meio universitário e o tecido empresarial se aproximem mais, nomeadamente através do desenvolvimento de estágios curriculares, dissertações de mestrado e teses de doutoramento ou cátedras (docência).

“Pretende-se promover uma maior qualificação dos jovens em áreas vitais para a sociedade, aumentando as oportunidades de formação e promovendo mais oportunidades para inserção no mercado de trabalho. Por outro lado, espera-se um maior intercâmbio de know-how e conhecimento, impulsionando o desenvolvimento de novas respostas a desafios concretos da sociedade e economia”, informam as duas instituições, em comunicado divulgado esta quarta-feira aos meios de comunicação social.

“Acreditamos que a ligação entre as empresas e o meio académico é importantíssima para a transferência de conhecimento entre instituições e a criação de valor para a sociedade. Com esta parceria queremos contribuir para o enriquecimento da nossa economia e, simultaneamente, identificar e promover jovens talentos que queiram fazer parte deste ecossistema”, refere Luís Nascimento, administrador da NOS, na mesma nota.

Na opinião da responsável de Parcerias e Engagement da Nova FCT, “é essencial ampliar os espaços de diálogo entre universidades e empresas para que possamos antecipar as necessidades de formação universitária frente aos desafios de um mercado cada vez mais tecnológico”.

“Essas parcerias são cruciais para aproximar as instituições de ensino superior ao mundo empresarial, promovendo uma mudança de paradigma: as universidades não devem ser vistas apenas como locais de transmissão de conhecimento, mas também como centros criativos que facilitam o contato direto com as principais empresas nacionais, como a NOS. O feedback dos estudantes revela que a transição para o mercado de trabalho é uma das suas maiores preocupações”, argumenta Ana Rodrigo Gonçalves, defendendo que esta pode ser uma solução para os receios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.