[weglot_switcher]

Gases de navios colocam Lisboa como quinta cidade portuária mais poluída da UE

Níveis elevados de óxido de enxofre associados ao desenvolvimento de doenças respiratórias e risco acrescido de cancro de pulmão levaram a uma queixa contra Portugal pelo Tribunal de Justiça da União Europeia no ano passado.
Cristina Bernardo
5 Setembro 2024, 11h04

Os elevados níveis de emissão de gases dos navios de cruzeiro colocam Lisboa como a quinta cidade portuária mais poluída da União Europeia (UE), ficando atrás de Barcelona, Civita Vecchia (Roma), Porto de Pireu (Atenas) e Palma de Maiorca, indica o “Diário de Notícias” esta quinta-feira.

De resto, os níveis elevados de óxido de enxofre associados ao desenvolvimento de doenças respiratórias e risco acrescido de cancro de pulmão levaram mesmo a uma queixa contra Portugal pelo Tribunal de Justiça da União Europeia no ano passado.

Esta posição de Lisboa deve-se ao facto da atividade de cruzeiros ter vindo a aumentar nos últimos anos, mas também pelo próprio terminal ainda não dispor de tomadas elétricas para os navios poderem carregar a energia que precisam para se manterem operacionais quando estão atracados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.