O serviço AforroNet, disponibilizado pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), está novamente a funcionar depois de várias semanas suspenso devido a um “acesso indevido” a dados pessoais.
“O Serviço AforroNet está operacional após conclusão da intervenção para a melhoria da proteção dos dados pessoais”, pode ler-se num comunicado publicado esta sexta-feira no AforroNet, garantindo que o “IGCP segue as práticas da indústria em matéria de segurança e proteção de dados e efetua testes e atualizações regulares aos seus sistemas de informação”.
A 16 de agosto, os utilizadores deste serviço que permite a subscrição de Certificados de Aforro e do Tesouro receberam um email do IGCP pedindo para alterarem a password, na “sequência do processo de otimização dos níveis de segurança”. Ao “Expresso”, esta entidade explicou que a suspensão do serviço deveu-se a um “acesso indevido a dados pessoais constantes no AforroNet”, que terá sido reportado à Comissão Nacional de Proteção de Dados.
Depois disso, havia apenas a indicação de que estariam a “melhorar as condições de segurança do serviço AforroNet. Esperamos ser breves. Todos os serviços associados às contas de aforro estão assegurados através da rede dos CTT”, mas sem indicar uma data para o regresso do serviço.
Esta suspensão fez disparar as reclamações. “O Portal da Queixa detetou um aumento significativo do número de reclamações dirigidas ao instituto, sobretudo sobre as dificuldades de acesso à plataforma e na mudança de password, motivo que soma 45,5% das reclamações”, indicou a plataforma esta quarta-feira.
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