[weglot_switcher]
1212495
Em Foco

KKR pôs à venda 700 milhões de malparado que comprou ao Novobanco em 2018

Na ‘shortlist’ para avançar com propostas vinculativas (binding-offers) estão três candidatos, o consórcio Balbec – LX Partners; o fundo britânico LCM Partners e a Arrow Global. As propostas vinculativas têm de ser entregues até dia 2 de outubro próximo.

Atualidade

Balbec/LX Partners, LCM Partners e Arrow Global na corrida ao malparado de 90 milhões do BCP

O designdo “Projecto Swift”, composto por crédito malparado sem garantias (unsecured), vai receber as propostas vinculativas no próximo dia 18 de setembro, apurou o Jornal Económico.

Sindicatos exigem salário mínimo acima dos 860 euros, patrões reclamam medidas de estímulo económico

A UGT e a CGTP querem o salário mínimo acima dos 860 euros, patamar que o Governo admite atingir, revendo em ligeira alta o previsto no acordo de rendimentos para o próximo ano. Já a CIP alerta: “decretar aumentos é simples; promover o crescimento da economia é mais difícil”, reclamando medidas de estímulo económico. Patrões aguardam ainda “pistas” sobre medidas fiscais, nomeadamente o IRC.

Ministra da Justiça aponta “falhas graves, grosseiras, inaceitáveis” na fuga dos reclusos de Vale de Judeus

Entre agradecimentos a quem trabalhou na elaboração do relatório, Rita Alarcão Júdice sublinhou que a fuga dos reclusos “com ajuda externa, saltando dois muros, é de uma gravidade extrema e que não podemos desculpar”.

Rui Abrunhosa Gonçalves: um psicólogo a cumprir funções de carcereiro

Estudioso das causas mas também das consequências do encarceramento, o ainda diretor geral encontrou, em 2022, um caos dentro de muros com muitos metros de altura. Chamou a atenção para os problemas em 2023 mas nada indica que, um ano depois, eles tenham sido resolvidos.

OE2025 “deve dar um sinal” ao sector agrícola e em particular ao agro-alimentar

“Achamos que o sector cooperativo é pouco reconhecido pela tutela”, refere Idalino Leão em entrevista ao JE. Aproveita para elencar os principais problemas que afetam o sector – mas também a forma de os ultrapassar. Um dossiê entregue ao atual executivo, depois de também o ter sido à tutela anterior.

Saúde: AEP na Ásia à procura de um mercado que vale quase 2 mil milhões

A associação está em Singapura, centro nevrálgico de um mercado que, dizem as estatísticas, deverá crescer este ano acima dos 7% – que deverá manter-se até ao final da década.

França: Barnier aposta na divisão da esquerda para tentar governar

Os socialistas recusaram um encontro com o primeiro-ministro indigitado por Macron, mas, o PCF aceita-o “sem ilusões”. A fissura na Nova Frente Popular, de que ambos os partidos fazem parte, abre novas perspetivas para Barnier.

Entrevista

OE2025 “deve dar um sinal” ao sector agrícola e em particular ao agro-alimentar

“Achamos que o sector cooperativo é pouco reconhecido pela tutela”, refere Idalino Leão em entrevista ao JE. Aproveita para elencar os principais problemas que afetam o sector – mas também a forma de os ultrapassar. Um dossiê entregue ao atual executivo, depois de também o ter sido à tutela anterior.

Mercados

Bolsas registam correção com mercado automóvel em perda

As ações da BMW marcaram o dia pelos piores motivos, não apenas na bolsa alemã, como no índice agregado Euro Stoxx 50, ao caírem mais de 11%. Por cá, o PSI registou uma descida, alinhada com as praças europeias.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

A taxa de inflação em agosto, em termos homólogos, abrandou para 1,9%, de acordo com dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística. Em julho a taxa de inflação ficou nos 2,5%. No dia de hoje, por volta das 11h00, serão conhecidos os dados oficiais. A nível mais político, destaque para a reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, cujo tema na agenda é o salário mínimo e uma das presenças de renome a do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

Opinião

Os “11 de Setembro” ao longo dos tempos

A ideia inicial de um simples revisitar, de forma simbólica, o Golpe Militar do Chile e o Atentado às Torres Gémeas, qualquer deles, um acto de terrorismo puro, surgiu de muitos investigadores defenderem que estes dois acontecimentos trouxeram ao Mundo mudanças profundas duradouras, designadamente descredibilizando o “Mundo do Poder” indiciando o seu declínio, incentivando a prazo um novo Mundo em ebulição.

Contabilidade e criptomoedas: navegar por mares pouco explorados

A complexidade existe, as dúvidas estão presentes e o consenso ainda longe de atingir. A tudo isto acresce ainda a existência das regras fiscais, que em Portugal alteram em grande parte as regras contabilísticas, o que complica ainda mais a tarefa dos profissionais.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.