Mais de 250 personalidades portuguesas, de diferentes sectores ou forças políticas, pedem ao Governo que regulamente a lei da eutanásia através de uma carta aberta. Entre os signatários estão Francisco Pinto Balsemão, João Cotrim Figueiredo, Francisco Louçã, Rui Tavares, Teresa Leal Coelho, Heloísa Apolónia ou Sampaio da Nóvoa.
A notícia é avançada esta quinta-feira pelo jornal “Público”, que escreve que o principal pedido é a regulamentação do quadro legal da morte medicamente assistida (eutanásia) em Portugal, que as personalidades consideram “jurídica e politicamente inaceitável”, mais de um ano após a publicação do diploma que abriu essas portas, quando o prazo de regulamentação era de três meses.
A missiva chama-se “Regulamentar a lei da eutanásia é respeitar a democracia” e conta com declarações como: “Após mais de uma década de debate público e democrático, Portugal aprovou uma lei prudente, equilibrada e justa, que respeita a vontade de todas as pessoas. Impedir a sua regulamentação é jurídica e politicamente inaceitável”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com