[weglot_switcher]

Sul-africana Lighthouse Properties compra Alegro Montijo por 178 milhões de euros

A assessoria jurídica esteve a cargo da sociedade de advogados PLMJ. O contrato foi assinado esta quarta-feira.
12 Setembro 2024, 09h32

A empresa de investimentos imobiliários Lighthouse Properties, com sede em Malta e liderada pelo magnata sul-africano Barry Stuhler, cumpriu os passos necessários para terminar a compra do centro comercial Alegro Montijo, em Portugal, por 177,8 milhões de euros. O negócio veio a público no início de julho, mas só esta quarta-feira a empresa fechou o empréstimo – uma das condições para esta transação ficar concluída – e assinou o contrato.

O valor da compra é 177,8 milhões de euros e a propriedade foi adquirida com um rendimento inicial líquido de 7,2%. Porém, um novo empréstimo até 83,5 milhões de euros foi acordado pelo consórcio de credores à Alegro Montijo – Gestão de Centro Comercial, Sociedade Unipessoal (OpCo) e pela sua subsidiária. Em causa está um empréstimo a sete anos, garantido com uma margem de 2% e a taxa de base variável de Euribor fixa a sete anos em 2,48% com yield a 9,8%, de acordo com a informação divulgada online pelo comprador.

O shopping português está localizado no município do Montijo, que faz parte da Área Metropolitana de Lisboa. “A aquisição está estruturada como um acordo de ação nos termos do qual todo o capital social emitido e reclamações de acionistas da Alegro Montijo foram adquiridos pela Lighthouse Netherlands”, esclarece ainda a empresa, na mesma nota.

Na assessoria legal esteve a equipa de Imobiliário da PLMJ, coliderada pelo advogado Ricardo Reigada Pereira, que trabalhou nesta operação desde a negociação à estruturação fiscal. O grupo de advisors jurídicos contou ainda com Tamara Martins da Fonseca, Marta Van Zeller e Pedro Marques da Costa, também do departamento de Imobiliário, e Leonardo Scolari, da área de prática de Fiscal.

No primeiro semestre, a Lighthouse Properties reportou uma subida nos lucros devido à expansão do portefólio ibérico, de acordo com o jornal sul-africano “Business Day”. Desde 2023, a empresa adquiriu mais três centros comerciais, num valor acumulado de 387,3 milhões de euros, sendo que a mais recente foi mesmo a do Alegro Montijo, que terá elevado o valor da carteira de propriedades operadas diretamente da Lighthouse em 60% para 1,03 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.