Os 94 alunos e professores da Escola 72 do Agrupamento Padre Bartolomeu de Gusmão, na Estrela, em Lisboa, vão receber cada um o seu tablet no primeiro dia de aulas que acontece esta sexta-feira, 13 de setembro.
Esta forma em tudo diferente do habitual de iniciar o ano letivo 2024/2025 deve-se a uma iniciativa da Junta de Freguesia de Estrela: a Escola 72 vai integrar o Apple Education System, o que implica a adoção de novas ferramentas educativas pelos alunos do 3º e 4º ano.
A disciplina de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) ganha três novos módulos de atividades: Everyone Can Code, Everyone Can Create e Robótica, que se destinam ao desenvolvimento de competências em programação e criatividade.
Antecipando a data, os professores iniciaram a 9 de setembro a frequência de formação certificada sobre a utilização das tecnologias Apple para que pudessem estar habilitados a usar as novas ferramentas. Pretende-se “criar aulas inspiradoras, aumentar a criatividade dos alunos e potenciar a integração da tecnologia na sala de aula para alunos do 1º ciclo do Ensino”.
Básico.
A iniciativa Everyone Can Code tem como meta tornar a aprendizagem de programação acessível a todos. O programa inclui um currículo estruturado, a aplicação Swift Playgrounds para aprender programação de forma interativa e cursos de formação para professores.
Já o Everyone Can Create promove a criatividade e a expressão pessoal através das ferramentas da Apple. O programa oferece um currículo que abrange desenho, fotografia, vídeo e música, utilizando aplicações como Procreate, Garage Band, iMovie e fotografias.
No que respeita a robótica, os alunos aprenderão os princípios básicos de programação através da interface amigável do Sphero Edu, que permite programar os robôs usando blocos visuais ou código escrito.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com