[weglot_switcher]

Mais 8.029 estudantes entraram no Ensino Superior na segunda fase do concurso nacional

Os dados divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, este domingo, 15 de setembro, revelam a colocação de mais oito mil alunos nas universidades e politécnicos portugueses. Os estudantes têm agora três dias (16 s 18 de setembro) para se inscreverem no estabelecimento em que foram colocados.
Unsplash
15 Setembro 2024, 00h01

Entrámos na reta final das colocações para o ano letivo 2024/2025. Os resultados da segunda fase do Concurso Nacional de Acesso, principal porta de entrada na universidade e no politécnico, divulgados este domingo, revelam a colocação de mais 8029 estudantes no Ensino Superior.

No ISCTE-IUL e nas três Escolas de Enfermagem de Porto, Coimbra e Lisboa todas as vagas esgotaram ainda na primeira fase. As instituições que mais se aproximaram da tabuleta agora são a Universidade NOVA de Lisboa, com 11 vagas sobrantes, e a Universidade de Aveiro, com 21. Na maior universidade do país – Lisboa – existem apenas 64 lugares, mais dez do que na segunda maior, a do Porto.

A maior parte dos lugares não preenchidos está nos politécnicos. No de Bragança ficaram  818 vagas, muitas das quais virão provavelmente a ser ocupadas por alunos internacionais. No lado oposto está o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com três lugares para amostra e o Politécnico do Porto, com oito. A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril foi uma das instituições mais concorridas nas duas fases do concurso, restando-lhe apenas oito lugares.

 Os estudantes colocados na segunda fase podem inscrever-se nas universidades e politécnicos em que foram colocados nos dias 16 e 18 de setembro.

Engenharia e Técnicas Afins é a área de estudo que mais vagas lança a concurso todos os anos. Este ano foram 10.242, das quais 2002 transitaram para a segunda fase. Saldo? Há 1329 lugares ainda, sobretudo em politécnicos do interior. 

Salienta-se a procura na área de Informação e Jornalismo, está esgotada, bem em áreas como Matemática e Estatística (sobram apenas 38 vagas) e Ciências Veterinárias (19) e Serviços Sociais (17). 

Vagas, colocados e vagas sobrante por área de estudo

De acordo com os dados do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, dos 49.963 estudantes colocados na primeira fase do concurso, 45.268, o equivalente a 91%, efetuaram a matrícula e inscrição. Na segunda fase foram a concurso 9659 vagas, às quais acresceram 2011  libertadas por candidatos colocados e matriculados na primeira fase que foram agora colocados na segunda fase, mais 87 vagas adicionais.

Na segunda fase do concurso sobraram 3728 vagas. Cada instituição decide agora, para cada um dos seus cursos, o que fazer. As vagas colocadas a concurso na terceira fase são divulgadas no dia 23 de setembro no sítio da Internet da Direção-Geral do Ensino Superior: http://www.dges.gov.pt

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.