Os Serviços Secretos dos EUA disseram estar “cientes” da recente publicação nas redes sociais de Elon Musk, na qual referia que “ninguém está a tentar assassinar o presidente Joe Biden ou a vice-presidente Kamala Harris, avançou a “BBC”.
“Como questão de prática, não comentamos sobre assuntos envolvendo inteligência protetora”, afirmaram os serviços secretos, acrescentando que, no entanto, estão a ser investigadas “todas as ameaças relacionadas com os nossos protegidos”.
Musk já apagou a publicação e disse que a intenção era fazer uma piada. A sua publicação no X, antigo Twitter, foi publicada poucas horas após a suposta tentativa de assassinato de Donald Trump no campo de golfe na Flórida, no domingo.
Depois de excluir a publicação, Musk “tuitou” que: “Uma lição que aprendi é que só porque digo algo para um grupo e eles riem não significa que será tão hilariante quanto uma postagem no X”. “Acontece que as piadas são muito menos engraçadas se as pessoas não conhecem o contexto e a narrativa é feita em texto simples”.
O CEO da Tesla é um aliado próximo de Trump, que prometeu recrutar Musk para comandar uma “comissão de eficiência governamental”, se o republicano ganhar um segundo mandato como presidente dos EUA.
Em comunicado, a Casa Branca condenou a publicação, argumentando que “essa retórica é irresponsável”. “A violência deve ser condenada, nunca incentivada ou motivo de piada”, dizia a declaração, acrescentando que “não deve haver lugar para violência política ou qualquer tipo de violência no nosso país”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com