[weglot_switcher]

Lula da Silva e Pedro Sánchez juntos “em defesa da democracia”

O presidente do Brasil e o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, vão promover o evento “Em defesa da democracia: combatendo o extremismo”, à margem da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
FILE PHOTO: Former Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva gestures during an interview with Reuters in Sao Paulo, Brazil December 17, 2021. REUTERS/Amanda Perobelli/File Photo
21 Setembro 2024, 12h06

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, vão promover o evento “Em defesa da democracia: combatendo o extremismo”, à margem da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas. O encontro acontecerá na tarde do dia 24 de setembro na sede da Organização em Nova Iorque. Foram convidados representantes de vinte países, além do presidente do Conselho Europeu e do secretário-geral da ONU, os portugueses António Costa e António Guterres, respetivamente.

O encontro consistirá numa em mesa-redonda em que os participantes discutirão formas de avançar os princípios democráticos e de proteger as instituições de movimentos extremistas, refere nota oficial do gabinete de Lula a Silva. Também deverão ser abordados o combate à desinformação, aos discursos de ódio e ao extremismo violento, de todas as formas de desigualdades. A promoção do crescimento económico sustentável e inclusivo estará também em cima da mesa.

O gabinete também avançou noutro comunicado que Lula da Silva recebeu esta semana um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin – que manifestou solidariedade ao Brasil no combate aos incêndios florestais. Os dois presidentes conversaram sobre a reunião e os temas que serão debatidos na cúpula do BRICS, mês que vem, em Kazan, e as relações bilaterais entre os dois países. Também falaram sobre a proposta de paz do Brasil e da China para o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.