[weglot_switcher]

Vamos comer melhor e desperdiçar menos?

Comemora-se hoje, 16 de outubro,  o Dia Mundial da Alimentação. Esta é uma excelente oportunidade para se falar em dieta alimentar equilibrada e também na necessidade de se reduzir o desperdício alimentar.
16 Outubro 2024, 07h45

É possível e fácil diminuir o desperdício alimentar e ter ganhos significativos na sua carteira e no meio ambiente.

Comemora-se hoje, 16 de outubro,  o Dia Mundial da Alimentação. Esta é uma excelente oportunidade para se falar em dieta alimentar equilibrada e também na necessidade de se reduzir o desperdício alimentar.

Sabia que, todos os anos, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, o que significa um desperdício em média de 132 quilos de comida? Esta situação tem de mudar!

As sobras alimentares de ontem podem tornar-se pratos principais hoje. O combate ao desperdício alimentar deve ser encarado não só do ponto de vista ambiental, mas também como uma questão económica.

É pertinente ensinar às famílias e consumidores a importância de adotar atitudes e comportamentos mais ecológicos e poupados, nomeadamente, no que respeita ao desperdício alimentar.

A DECO deixa-lhe algumas recomendações para desperdiçar menos e poupar mais:

Nas compras:

  1. Faça uma lista adequada às necessidades do seu agregado familiar antes de ir ao supermercado.
  2. Prefira, sempre que possível, alimentos sãos, da época e de produção local e nacional.
  3. Compre a granel ou avulso. Reduz o uso excessivo de embalagens e paga apenas a quantidade que pretende.
  4. Não quebre a cadeia do frio. Se comprar produtos refrigerados ou congelados, leve-os para casa em sacos isotérmicos. Relembramos que não se deve congelar um alimento descongelado.

Em casa: 

  1. Na despesa, organize as suas compras por ordem de expiração da validade dos produtos, de modo que sejam consumidos em primeiro lugar os que têm validade menor.
  2. No frigorifico ou congelador, consuma preferencialmente os alimentos que se encontram há mais tempo no frio.
  3. Não encha demasiado o frigorífico, para permitir a circulação do ar em redor dos alimentos e manter a temperatura uniforme em todas as áreas.
  4. Retire os produtos frescos pouco tempo antes de serem consumidos.

Aproveitamos para lhe lançar um desafio: dê largas à sua imaginação e seja criativo com as sobras alimentares. Lance mão dos “truques das nossas mães e avós – usar sobras de carne num empadão, transformar pão duro em torradas ou fruta madura em batidos – ou experimente novas receitas e envolva os mais jovens!

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.