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Bateram no seu veículo e fugiram do local? Saiba como agir

Este cenário pode acontecer a qualquer proprietário de viatura e, embora pareça um pesadelo, tem soluções! Em primeiro lugar, o consumidor deve apresentar queixa às autoridades e ficar com um auto que confirme o sucedido.
17 Outubro 2024, 07h45

Este cenário pode acontecer a qualquer proprietário de viatura e, embora pareça um pesadelo, tem soluções!

Em primeiro lugar, o consumidor deve apresentar queixa às autoridades e ficar com um auto que confirme o sucedido.

Desconhecendo-se a identificação do responsável pela situação, pode ser acionado o fundo de garantia automóvel. Trata-se de um mecanismo público que é utilizado para indemnizar vítimas de acidentes quando o culpado não tem seguro ou é desconhecido.

Como é constituído esse fundo? Todos os condutores, sem exceção, quando contratam um seguro automóvel contribuem com uma pequena percentagem – 2,5% – do prémio anual que é revertida para esse fundo. A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) é a entidade supervisora do mesmo e será a ela que o consumidor terá de participar a situação, caso queira ser ressarcido pelas despesas.

A denúncia por ser enviada digitalmente, recorrendo ao site da ASF (asf.com.pt). Neste website, o consumidor pode descarregar os documentos necessários, preenchê-los com os seus dados pessoais e da viatura, além da descrição do sinistro, e, posteriormente, pode enviá-los para o e-mail fga@asf.com.pt . Se preferir, poderá também enviar os documentos por correio para a sede desta Autoridade.

A peritagem é feita até dois dias úteis após a participação. Esta operação deve ser concluída até 12 dias, emitindo-se o relatório de análise no período posterior de 4 dias. Portanto, o fundo de garantia automóvel dispõe de 32 dias úteis para dar uma resposta ao lesado sobre a cobertura das despesas da reparação da viatura.

Caso a resposta seja positiva, o pagamento da reparação é feito num prazo de 8 dias úteis.

Embora este não seja um processo muito rápido, é a solução para evitar o peso do pagamento de algo que não teve culpa.

Informe-se connosco.

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