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Atrasos e comportamentos impróprios são queixas frequentes dos utentes dos autocarros

Os passageiros dos autocarros em Portugal denunciam os motoristas dos autocarros por comportamentos agressivos e condução perigosa. Este meio de transporte é o que gera mais queixas por parte dos utentes.
7 Outubro 2024, 15h46

Os transportes públicos continuam a ser fonte de queixas por parte dos utentes e sem surpresa, o Portal da Queixa registou um aumento de 19,7% das denúncias contra o sector, de acordo com informação revela pela plataforma esta segunda-feira.

Os autocarros agregam 72,4% das queixas e são o meio de transporte de passageiros que gera mais reclamações por parte dos utentes. Comboio e metropolitano agregam 26,4% das queixas enquanto o transporte marítimo

No que diz respeito aos principais motivos de reclamação dirigidos ao setor, o Portal da Queixa referiu que foi “o atraso ou falta do transporte público é o tema mais denunciado pelos passageiros (47,8%)”. “Segue-se a conduta do motorista ou funcionário (14,4%); É o segundo motivo mais invocado, onde os passageiros denunciam comportamentos agressivos, condução perigosa e falta de cordialidade”.

Além disso, “13,1% das ocorrências estão casos referentes à alteração de carreira. Já a aplicação indevida de multa está na origem de 3,5% das reclamações registadas este ano. A gerar 3,4% das queixas estão problemas com o carregamento do passe”.

Entre as entidades mais reclamadas estão “a UNIR – rede de transportes da Área Metropolitana do Porto (19.5%) -, a Carris Metropolitana (19%) e a CARRIS (17.4%), a CP – Comboios de Portugal (15.4%) e os STCP (5.5% )”.

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