[weglot_switcher]

Insolvências em Portugal crescem quase 10% desde o início do ano

As insolvências sobem e a criação de novas empresas em Portugal desce até setembro face ao mesmo período do ano passado. Sector da Construção lidera a criação de novas empresas, de acordo com dados da consultora Informa D&B.
7 Outubro 2024, 15h14

As insolvências em Portugal apresentaram um crescimento de 9,9% no final do terceiro trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da consultora Informa D&B revelados esta segunda-feira.

Destaca esta entidade que até ao final de setembro desde ano, 1.583 empresas tinham iniciado um processo de insolvência, mais 142 do que tinham submetido este processo no mesmo período de 2023.

“Para este aumento contribuiu o crescimento em mais de metade dos setores de atividade, mas sobretudo no sector das Indústrias (+42%; +134 empresas) e em especial no subsetor das Indústrias de têxtil e moda (+67%; +107 empresas).

Por outro lado, até ao final de setembro foram criadas 39.005 novas empresas em Portugal, um dado que representa uma descida de 2,1% relativamente ao mesmo período do ano passado: menos 856 empresas.

“Os diversos setores mostram comportamentos contrários, com metade deles a crescer na constituição de empresas, enquanto a outra metade vê descer este indicador”, sublinha a Informa D&B no mesmo relatório.

Assim, a Construção é o setor que regista o maior crescimento. Até 30 de setembro, nasceram 4 848 empresas neste setor, subindo 8,7% face a 2023 (+388 constituições de empresas), uma tendência que se verifica desde o início do ano e em quase todas as regiões do país.

Neste setor destaca-se sobretudo a atividade da Construção de edifícios (residenciais e não residenciais). Esta atividade tem já 2 995 constituições de empresas em 2024, mais 279 do que em 2023.

Além da Construção, os crescimentos mais expressivos registaram-se nos setores dos Serviços empresariais (+2,3%; +148 constituições de empresas) e dos Serviços gerais (+2,3%; +129 constituições de empresas), que, em conjunto com a Construção, são os três setores com maior número de constituições de empresas neste período.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.