[weglot_switcher]

Timor-Leste acolhe Conferência das Comunidades Luso-Asiáticas no próximo ano

Intenção já constava do programa do Governo de Timor-Leste, que tomou posse em 1 de julho do ano passado, e foi agora confirmada por Xanana Gusmão, durante a entrega dos Prémios da Lusofonia.
13 Outubro 2024, 17h56

Díli vai acolher, em junho de 2025, a Conferência das Comunidades Luso-Asiáticas, anunciou o primeiro-ministro timorense.

A intenção já constava do programa do Governo de Timor-Leste, que tomou posse em 1 de julho do ano passado, e foi agora confirmada por Xanana Gusmão, durante a entrega dos Prémios da Lusofonia, que decorreu no sábado, no Casino Estoril.

“Considerando ainda a posição estratégica onde Timor-Leste está inserido no quadro da ASEAN e Austrália, importa também potenciar as relações históricas e culturais seculares que unem os povos luso-asiáticos presentes na região, nomeadamente de Malaca, Sri Lanka, Macau, Banguecoque, Goa, entre outros. O Governo irá, assim, apostar na promoção de iniciativas inovadoras, fazendo de Timor-Leste um centro cultural e ponto de encontro entre estes povos, inclusive através da realização de uma Conferência das Comunidades Luso-Asiáticas em Timor-Leste”, pode ler-se no programa do IX Governo Constitucional dado a conhecer em 2023.

A primeira conferência das comunidades luso-asiáticas (Asian Portuguese Community Conference -APCC) aconteceu em 2016, em Malaca, Malásia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.